O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de Equilíbrio

A busca pelo ponto de equilíbrio deve ser um dos primeiros objetivos de uma empresa. O ponto de equilíbrio é a condição na qual o total de receitas de uma companhia é exatamente igual ao total de despesas. Nessa condição, tanto o lucro quanto o prejuízo são iguais a zero.

Identificar qual é o valor mínimo que uma empresa precisa faturar todos os meses para honrar todas as suas dívidas é o principal fundamento do chamado ponto de equilíbrio. A ideia é que a companhia obtenha o valor mínimo necessário para saldar todas as suas dívidas sem que haja prejuízo ou que seja preciso gastar as suas reservas financeiras.

Em geral, o ponto de equilíbrio é calculado sob a forma de percentual de receita projetada. Quanto menor for percentual de ponto de equilíbrio, mais competitiva e mais rentável será a empresa, pois provavelmente seus custos variáveis serão menores do que os custos fixos. Por fim, podemos dizer ainda que quanto mais menor for o ponto de equilíbrio de um negócio, menos arriscado ele será.

A fórmula para o cálculo do ponto de equilíbrio é a seguinte:

Ponto de equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Comentários
Compartilhe: