O que é previsão financeira?

Previsão financeira

Muitas pessoas confundem os termos “previsão” e “provisão”, usando ambos como sinônimos. Na verdade, há diferença entre eles e é importante que você compreenda o que cada termo significa para que possa ser mais assertivo em suas comunicações.

Quando falamos em previsão financeira, levamos em consideração dados do passado e levantamos a hipótese de que haja repetição de padrões no futuro. Isso significa que estamos falando de uma estimativa e, como tal, ela pode acontecer ou não. Ninguém tem o poder de prever o futuro com 100% de assertividade.

Assim, as previsões financeiras são vistas como uma espécie de guia para a elaboração de orçamentos, com valores projetados. A ideia é que o realizado seja o mais próximo possível do previsto, mas nem sempre isso acontece. Muitos imprevistos podem acontecer no meio do caminho, mas elaborar uma previsão financeira não deixa de ser um item fundamental.

Já as provisões financeiras também se baseiam em dados históricos, mas a diferença é que não se tem ideia dos valores a serem gastos ou recebidos. Nesses casos, portanto, a única certeza é a de que o fato em si ocorrerá, mas não se sabe ainda os seus valores exatos ou mesmo aproximados.

Comentários
Compartilhe: