O que é regime de competência?

Regime de competência

Regime de competência é uma forma de se fazer lançamentos contábeis na qual as receitas ou as despesas pertencem ao período em que ocorrerem.

Um exemplo: suponha que a sua empresa fez uma compra em dezembro, com pagamento previsto para março. Se o registro contábil for efetuado em dezembro, então se diz que ele foi feito em regime de competência, pois esse é o mês ao qual compete a despesa. Assim, quando uma empresa opta por registrar as suas despesas nesse regime, isso significa que contabilmente não importa o mês de pagamento, mas sim o mês de aquisição do bem.

A ideia por trás dessa metodologia é tornar mais simples a organização das despesas e receitas de uma empresa. Tendo esses valores já disponíveis desde o princípio, fica mais fácil prever quais serão os custos e as despesas em um determinado período para que se atinja um valor passível de cobrir a quantia necessária.

O oposto do regime de competência é o chamado “regime de caixa” – nesse regime, as despesas e receitas são registradas no ato do pagamento e do recebimento, respectivamente. No entanto, esse método tem uma aceitação mais restrita. Em geral, a legislação fiscal exige o uso do regime de competência.

Compartilhe: