O que é rentabilidade?

Rentabilidade

Podemos entender a rentabilidade como o grau de êxito econômico de uma empresa em relação ao capital nela aplicado. Muitas pessoas acabam confundindo a ideia de rentabilidade com lucratividade, mas é preciso que se faça uma diferenciação, de forma que você compreenda melhor o que queremos dizer com “grau de êxito econômico”.

Vamos a um exemplo. Suponha que você investiu R$ 100 mil em um fundo e ao final de um ano atingiu os R$ 150 mil. Isso significa que a rentabilidade foi de 50%, ou seja, sobre o seu valor inicial houve uma incidência de mais 50%. Em linhas gerais, quanto maior o rendimento, melhor a rentabilidade.

Entretanto, deve-se observar em casos como esse o período de investimento. Entre uma aplicação que rendeu 50% em 12 meses e uma que rendeu o mesmo percentual em 24 meses, a primeira opção é certamente a mais interessante. Podemos dizer, portanto, que a aplicação “A” tem rentabilidade maior do que a “B”.

Em resumo: a rentabilidade é o retorno sobre o capital investido em um ativo financeiro. Ela pode ser mensurada por meio de taxas de juro prefixadas, pós-fixadas, mistas ou baseadas na valorização. Portanto, buscar as opções que ofereçam a melhor rentabilidade dentro de um determinado prazo é sempre o melhor caminho.

Comentários
Compartilhe: