O que é spread bancário?

Spread Bancário

Spread bancário é a diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, de um título ou de uma transação monetária. Usando uma definição do Banco Central do Brasil, podemos dizer que o spread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação dos CDBs.

Simplificando o conceito, note que há diferença entre a taxa de juros paga àqueles que depositam seu dinheiro no banco e para aqueles que tomam empréstimos. Invariavelmente, a taxa para empréstimos é mais alta que a taxa para rendimentos. Essa diferença entre elas é o chamado spread.

O cálculo do spread bancário toma como base a taxa anual, com capitalização exponencial e calendário de dias úteis. No entanto, diversos fatores influenciam na taxa de juros final. Entre eles, destacamos: histórico de crédito do cliente, garantias apresentadas em relação ao valor do empréstimo ou ainda a compra de outros produtos bancários.

Historicamente, o spread bancário brasileiro é considerado um dos mais altos do mundo e cerca de 30% do valor adquirido a título de spread é lucro.

Entendido o que é o spread podemos prosseguir e definir os diferentes tipos de spread. Separamos aqui dois dos principais utilizados no mercado:

a) Spread aditivo: Como o nome diz, é uma simples conta de adição entre a captação e o repasse. Esse spread é o modelo mais simples de cálculo onde simplesmente se subtrai o valor cobrado no empréstimo pelo banco menos o custo para o investidor.

Exemplo:

  • Captação: Ao investir meu dinheiro no banco, ele me promete pagar ao final de um ano 3% sobre o IPCA, então caso a inflação seja de 4% no ano, eu ganharia 3% + 4% = 7%.
  • Repasse: Uma empresa solicitou um empréstimo de R$ 1.000.000,00 ao banco por um ano. A taxa cobrada foi IPCA + 6%. No nosso exemplo 4% + 6% = 10%.
  • Spread:10% – 7% = 3%

b) Spread multiplicativo: A forma mais utilizada no mercado financeiro é calculada levando em conta as taxas de captação e de repasse, adotando uma depreciação entre elas para se conhecer o ganho percentual. Essa fórmula é um pouco mais complicada:

Exemplo:

  • Captação: Ao investir meu dinheiro no banco, ele me promete pagar ao final de um ano 10%.
  • Repasse: Uma empresa solicitou um empréstimo de R$ 1.000.000,00 ao banco por um ano. A taxa cobrada foi 16%
  • Spread:

Compartilhe: