O que é subscrição?

Subscrição

Fala-se que ocorreu uma subscrição quando uma determinada empresa aumenta o seu capital social, e na emissão dessas novas ações é dada aos seus acionistas a preferência na hora da compra.

Todos os acionistas poderão adquirir essas novas ações até que atinjam o limite de participação do capital, direito esse que está representado pelo chamados “Direitos de Subscrição”, previsto na Lei 6.404/1976, também conhecida como Lei das Sociedades por Ações.

Ao acionista que compra um bônus de subscrição, é garantido o direito de comprar novas ações da empresa em questão durante um determinado período. Na vigência do contrato, o valor de compra é pré-determinado. Caso o acionista não exerça o seu direito dentro do prazo especificado, então perderá seu direito de compra e não terá restituição dos valores já pagos.

No caso de não exercício da opção, muitas vezes o acionista pode ver a sua participação diminuir dentro da companhia. Os Direitos de Subscrição são considerados uma forma de ativo e, por essa razão, esses papéis costumam ser negociados em Bolsas de Valores, como a Bovespa.

Trata-se, portanto, de um benefício que pode ser considerado ainda uma forma de investimento para os acionistas de uma companhia.

Comentários
Compartilhe: