O que é subsídio?

Subsídio

Subsídio é toda forma de concessão, geralmente feita pelo governo a determinadas atividades ou indústrias. Essas concessões podem ocorrer em forma de apoio monetário ou via benefícios legislativos, visando fomentar o desenvolvimento.

Por exemplo, um governo pode conceder um subsídio à indústria de informática visando reduzir o preço final dos produtos ao consumidor. Esse subsídio pode acontecer por meio da isenção ou da redução de taxas e impostos, durante um determinado período, até que se atinja objetivos específicos. Os subsídios governamentais podem ser destinados a Pessoas Físicas. Pessoas de baixa renda, por exemplo, podem ter condições diferenciadas para a aquisição de imóveis até um certo valor.

Em países desenvolvidos, é comum que os governos ofereçam subsídios a determinadas atividades visando tornar os produtos locais mais competitivos do que aqueles importados, fabricados em países em desenvolvimento.

Pode ocorrer subsídios em determinadas concessões governamentais, desde que os benefícios advindos da não tributação possam trazer benefícios para a economia como um todo. Por exemplo, a administração de um município pode subsidiar os impostos de uma empresa multinacional por um determinado período como forma de estimulá-la a gerar mais empregos.

Compartilhe: