O que é superavit?

Superavit

Você já deve ter lido o termo superavit em muitos artigos relacionados à economia. Quando ver essa palavra pela frente, saiba que ela significa algo bom. Antes vamos falar da grafia da palavra. O Novo Acordo Ortográfico modificou a forma de escrita da palavra. Antes, aceitava-se a versão aportuguesada “superávit”, com acento, mas agora vale apenas “superavit”, sem acento.

Já o significado do termo permanece sendo o mesmo. Superavit é um resultado positivo obtido a partir da diferença entre os ganhos e as despesas. Em outras palavras, o valor médio daquilo que sobra após os gastos é considerado um superavit. Dentro da economia, existem ainda outras especificidades para o termo.

Por superavit primário, por exemplo, entende-se o valor que sobra da receita após o pagamento de todas as despesas, descontando-se os juros da dívida pública. Essa expressão é empregada em análises da balança comercial de um país.

Já a expressão superavit nominal é considerada uma variante mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida pública. Nesse caso, podemos dizer que o governo tem uma arrecadação suficiente para pagar todas as suas dívidas (superavit primário) e o valor que sobra ainda é suficiente para pagar os juros da dívida por um determinado período. O termo oposto ao superavit é o deficit.

Comentários
Compartilhe: