O que é taxa de retorno?

Taxa de retorno

A taxa de retorno indica de maneira direta o percentual do resultado de um investimento durante um intervalo de tempo específico. A taxa de retorno, também conhecida como taxa interna de retorno, pode ser de três tipos: nominal bruto, nominal líquido e real líquido.

As taxas de retorno nominal bruto são calculadas sobre os investimentos antes de qualquer dedução, como por exemplo nas taxas pré-fixadas e pós-fixadas da renda fixa. Já as taxas de retorno nominal líquido são aquelas nas quais são descontadas todas as taxas e os impostos, se houverem. Por fim, temos as taxas de retorno real líquido, que se refere simplesmente à taxa nominal líquida descontada da inflação.

Para se chegar ao cálculo da taxa de retorno é preciso conhecer alguns fatores, tais como: a valorização do investimento, a renda distribuída e o tempo do investimento. Esse é um dos cálculos mais importantes a serem feitos antes de se considerar fazer qualquer tipo de investimento. Por meio dele, é possível ver se o retorno que será possível obter, em médio e longo prazo, é bom ou ruim.

Vale lembrar ainda que, por ser expressa em percentual, a taxa de retorno representa sempre uma proporção sobre o investimento original.

Compartilhe: