A taxa Selic é considerada a taxa base da economia brasileira. A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Por ser uma taxa de referência, ela é utilizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) como um dos instrumentos de controle dos juros no país.
A definição da fórmula de cálculo da taxa Selic foi feita pelo Banco Central do Brasil em junho de 1999. Ela é a taxa de financiamento do mercado interbancário para as operações de um dia (overnight) e possuem lastro em títulos públicos federais.
Simplificando o conceito, podemos dizer que a taxa Selic representa o custo do dinheiro para empréstimos bancários tendo como base a remuneração paga nos títulos públicos. É, sem dúvida, um instrumento fundamental para a economia brasileira.
A definição da taxa Selic é feita por meio de oito reuniões ao longo do ano (em média, a cada 45 dias). Ela impacta diretamente em muitos rendimentos de aplicações disponíveis no país, como os títulos públicos, as cadernetas de poupança, os CDIs, os CDBs, as LCIs, as LCAs e as LCs. Além disso, a taxa Selic é considerada uma arma do governo no combate à inflação.