O que é transformação digital?

Transformação digital

O termo transformação digital tornou-se recorrente em análises e comunicações sobre o mundo empresarial nos últimos anos. Por transformação digital entendemos o uso da tecnologia como ferramenta de integração de todos os setores de uma empresa.

Essas características resultam em mudanças culturais, operacionais, valorativas e tecnológicas. As empresas devem deixar para trás métodos arcaicos e softwares defasados em prol de processos mais ágeis e ferramentas mais completas como uma forma de buscarem diferenciais competitivos no mercado.

Embora tenhamos o costume de associar a transformação digital a movimentos mais recentes, podemos dizer que o seu marco é o nascimento da internet. O que ocorre é que as mudanças estão cada vez mais rápidas e, por essa razão, cada vez mais impactantes na rotina de trabalho.

Por isso, as empresas precisam ficar atentas às novidades e incorporá-las às suas rotinas de forma natural o mais breve possível. A transformação digital visa aumentar o desempenho das companhias sem que isso represente um aumento nos custos. O que antes era visto como possível apenas para grandes empresas, hoje também pode ser realidade para pequenas companhias, com menos recursos, mas acesso às mesmas ferramentas.

Comentários
Compartilhe: