O que é valor adicionado líquido?

Valor adicionado líquido

Para compreendermos o que é valor adicionado líquido, precisamos entender primeiro o que é uma Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Trata-se de um demonstrativo contábil que tem por objetivo mostrar quanto de riqueza foi gerado por uma empresa durante um determinado período e, principalmente, de que forma ela foi distribuída entre todos os setores.

Tecnicamente, a DVA é obtida pela diferença de valores entre o que a empresa produziu e os bens e serviços utilizados no processo produtivo, itens esses produzidos por terceiros. Isso inclui, por exemplo, matérias-primas, mão de obra, financiamentos bancários e despesas gerais, entre outras coisas.

Quando uma empresa transforma todos esses itens em um produto ou serviço e coloca-o no mercado, gera-se riqueza a partir do momento que os seus clientes pagam por esses itens valores que, somados, representam um valor maior do que o que foi gasto na produção. Esse é o processo de geração de riqueza.

Dentro desse documento, temos o valor adicionado líquido, que nada mais é do que o demonstrativo das riquezas geradas (valor adicionado bruto) descontando-se as retenções, como depreciação, amortização ou exaustão. Todos esses itens devem constar na DVA.

Compartilhe: