O que é valor contábil?

Valor Contábil

Na Contabilidade, a expressão valor contábil indica o montante pelo qual um determinado ativo ou passivo é reconhecido no balanço, podendo ser utilizada a expressão valor residual.

Quando falamos de um ativo imobilizado, o valor contábil representa o valor original deduzido das depreciações, amortizações e exaustões acumuladas, além de ajustes para perdas ou reavaliações. O significado desse termo está previsto em resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC 1.025), publicada em 15 de abril de 2005.

É importante salientar que o valor contábil não reflete, necessariamente, o valor de mercado do bem, não sendo ele uma avaliação precisa do bem nesse sentido.

Por fim, ressaltamos ainda que devem ser observadas as regras referentes aos preços de transferência, quando se tratar de operações de aquisição de bens, serviços ou direitos, realizadas com Pessoas Físicas ou Jurídicas consideradas vinculadas ou, ainda que não vinculadas, residentes ou domiciliadas em países ou territórios considerados como de tributação favorecida, ou cuja legislação interna oponha sigilo à composição societária de Pessoas Jurídicas ou à sua titularidade.

Comentários
Compartilhe: