O que é valor em uso?

Valor em Uso

Para compreendermos o significado do que é o método valor em uso, precisamos entender primeiro a ideia de Teste de Impairment.

O Teste de Impairment consiste na adoção de procedimentos que asseguram que os ativos de longa duração não sejam registrados contabilmente por um valor superior àquele que pode ser recuperado, seja por uso ou por venda. Esse recurso foi definido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio do CPC 01, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IAS 36).

Portanto, as empresas têm duas opções de cálculo: determinar o valor líquido de venda ou o seu valor em uso de um ativo. Se qualquer desses valores excederem o valor contábil do ativo, esse não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar outro valor.

Para o cálculo do Teste de Impairment pelo método do valor em uso, a empresa deve obter a rentabilidade futura para a unidade geradora de caixa. O valor em uso é, portanto, o Valor Presente Líquido (VPL) de fluxos de caixa futuros.

Entre os elementos refletidos nesse cálculo, destacamos: a estimativa dos resultados de exercícios futuros, expectativas sobre possíveis variações no montante e o valor do dinheiro no tempo.

Compartilhe: