O que é valor justo?

Valor Justo

A Mensuração do Valor Justo entrou em vigor no Brasil com o CPC 46 e corresponde ao conceito internacional de Fair Value (IFRS 13). Trata-se de uma forma de divulgação das informações contábeis, mas que não trata do reconhecimento contábil.

A definição técnica de valor justo, segundo o CPC 46, é a seguinte: o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração.

Portanto, o valor justo tem relação com o preço de um ativo de acordo com o valor adotado pelo mercado e não em critérios definidos pelas demais entidades envolvidas.

Suas principais aplicações incluem títulos e valores mobiliários, derivativos, combinações de negócios, reavaliação de ativos, teste de impairment, reconhecimento de receitas, propriedades para investimento, entre outros.

Vale lembrar ainda que a mensuração por valor justo deve ser feita individualmente, para um ativo em particular. Isso porque precisam ser levadas em consideração dados específicos do ativo, como estado de conservação, restrições de uso ou venda e localização.

Comentários
Compartilhe: