O que é valor presente?

Valor Presente

Por valor presente, entende-se a soma dos fluxos de caixa futuros menos uma taxa de desconto que representa a percepção de risco ou, ainda, a exigência de retorno do investidor.

Dessa maneira, o valor presente representa o valor atual de uma empresa, mas levando-se em consideração as suas ponderações no tempo. Além disso, se dividirmos o valor presente de uma empresa pelo número de ações emitidas, teremos o valor unitário das ações da empresa.

Podemos resumir de uma forma mais simplificada: quanto os futuros pagamentos, somados a um custo inicial, estariam valendo hoje? Nesse cenário, deve-se levar em consideração ainda variáveis como o custo de oportunidade, R$ 1 milhão hoje, por exemplo, não valeria R$ 1 milhão daqui um ano (pode ser mais ou menos, dependendo das oportunidades).

Assim, o chamado valor presente líquido (VPL) é um método padrão amplamente usado em contabilidade e em finanças para a conversão de balanços em demonstrações de moeda constante e para a análise do orçamento de capitais.

Apesar de ser bastante útil e conhecido dos profissionais de contabilidade, o VPL é considerado um método simples, com vantagens e desvantagens. Muitos preferem a avaliação de opções reais como uma alternativa a ele.

Compartilhe: