5 estratégias para o Facebook da empresa

Confira algumas dicas para potencializar os resultados na hora de divulgar a sua marca na principal rede social do planeta, o Facebook.

Que o Facebook é importante para o seu negócio você já deve saber. Porém, existe uma diferença muito grande entre apenas ser mais um na rede social e de fato fazer a diferença com as suas postagens. Ter estratégias para o Facebook da empresa é tão importante quanto planejar quais ações a sua companhia vai tomar para crescer.

Portanto, sair por aí postando qualquer coisa e sem uma frequência definida não vai fazer com que você tenha sucesso. É preciso pensar em conteúdo específico para a plataforma, em formatos que funcionem junto ao seu público e que realmente agreguem algum valor para o leitor.

Nesse artigo, falaremos sobre algumas das estratégias que você deve seguir se estiver cuidando das suas redes sociais. Contratar uma empresa para fazer esse serviço pode ser a melhor garantia de que as coisas serão feitas da melhor maneira, mas ainda assim você precisa estar atento a cada detalhe para potencializar os bons resultados.

1. Tenha uma estratégia bem definida

Sim, você precisa estar no Facebook e precisa postar com uma certa frequência. Porém, antes de tudo, é necessário responder alguns questionamentos para que você possa saber que rumo seguir. Qual é o seu objetivo? Vender diretamente ou apenas divulgação? Com que frequência você consegue postar? Quem serão os responsáveis por fazer esse trabalho? Você vai investir também em anúncios?

Não existe uma resposta “certa” para cada uma dessas perguntas, mas a sua decisão em cada um dos itens é que vai compor a sua estratégia. Por isso, tenha em mente que não se trata de “postar quando der tempo” ou “responder os clientes quando der”. Assuma o Facebook como uma função importante ao longo do dia e dê a devida atenção à tarefa, sempre avaliando o desempenho do que foi feito anteriormente.

A recomendação é que essa seja uma tarefa primária de alguém na sua empresa, mesmo que ela também tenha outras funções. Além disso, você vai precisar criar um cronograma definido, manter uma certa cadência e medir os resultados do que deu certo ou errado para aparar a estratégia.

2. Não poste qualquer coisa

É muito comum encontrarmos, especialmente em páginas de empresas menores, postagens relativas a diversos assuntos. Há pessoas que misturam as opiniões pessoais com o conteúdo comercial, além de não seguirem um padrão definido ou uma frequência. Não faça isso. Tenha plena consciência de que cada um dos conteúdos postados deve levar a sua empresa a algum lugar.

A melhor estratégia a se seguir é ter um planejamento e criar editorias de conteúdo com certa frequência. Pelo menos com uma semana de antecedência, saiba o que e quando você vai postar alguma coisa e prepare esses conteúdos. Ser original é um diferencial. De nada vai adiantar copiar a postagem de outra página, as pessoas vão saber que aquilo não pertence a você. E o Facebook também, pois seu algoritmo prioriza conteúdo inédito. Personalize o seu conteúdo o quanto for possível e saiba do que você está falando.

3. Faça relatórios mensais

O sistema de gerenciamento de páginas do Facebook é um dos mais eficientes que existem entre as redes sociais. São muitas opções de estatísticas que podem ser usadas a seu favor. Conhecendo o perfil do seu público-alvo bem como os conteúdos que mais deram certo, você pode traçar uma linha editorial mais clara para as semanas seguintes.

Lembre-se: quando você produz conteúdo, esse conteúdo não é feito para você, mas sim para o seu público. Portanto, entenda o que o seu público espera e tente resolver os problemas e sanar as dúvidas que as pessoas que eventualmente procuram a sua página podem ter. Se a estratégia não estiver dando certo, mude, faça testes. Quanto mais você tentar e errar rápido, mais chances você terá de descobrir o que funciona para a sua empresa.

4. Interaja com o seu público

Uma das melhores maneiras de ter sucesso no Facebook é conquistando o engajamento do seu público. Por engajamento entenda qualquer ação que o usuário faça em sua página, como curtir uma postagem, compartilhar uma imagem, marcar um amigo ou comentar em seus links. Procure sempre despertar algum tipo de ação, pois é isso que amplia o alcance do seu conteúdo no algoritmo do Feed de Notícias da rede.

Para isso, é preciso interagir com o seu público. Responder aos comentários, ser solícito ao esclarecer as dúvidas e se mostrar disposto a ajudar são o melhor caminho. É preciso também ser rápido: o Facebook valoriza aquelas páginas que respondem aos seus seguidores rapidamente. Esteja sempre atento e não deixe passar mais de um dia sem dar uma resposta aos seus seguidores.

5. Descubra quais são os melhores horários

O trabalho em sua página do Facebook não deve ser uma mera obrigação a ser cumprida em alguma hora do dia. Recorde-se do que dissemos anteriormente: é preciso saber por que você está postando alguma coisa. Com relação à frequência, isso incluir também descobrir quais são os horários mais propícios para que o seu público interaja nos posts orgânicos (sem ser pago).

O horário comercial costuma sempre ser mais produtivo do que postar à noite ou de madrugada, porém essa informação é o seu relatório mensal quem dará. Faça testes e descubra quais são os melhores horários para o público da sua empresa. Assim, você aumenta a visibilidade das suas postagens e melhora as chances para haja uma conversão para venda.

É importante salientar ainda que esta rede social está muito mais propensa a posts pagos de marcas do que orgânicos,  cujo alcance cada vez é menor. Portanto, ter um orçamento dedicado não é uma má ideia, afinal nos posts pagos você pode segmentar o público por meio de vários critérios interessantes. Com certeza vale o estudo!

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