5 ferramentas e serviços online para quem vai começar a empreender na internet

Conheça alguns serviços e ferramentas que podem ajudar você a ter mais informações sobre o desempenho do seu negócio na internet.

Para quem está começando um novo projeto online, nada melhor do que conhecer as melhores ferramentas para empreender na internet. Muitas vezes, softwares com preços acessíveis são essenciais, pois é preciso fazer muitos investimentos no início de um novo negócio.

A computação na nuvem permitiu que o número de ferramentas disponíveis fosse ampliado consideravelmente. Mesmo aquelas que são pagas podem ser utilizadas mediante o pagamento de mensalidades acessíveis, de forma a viabilizar o uso mesmo por companhias com orçamentos mais restritos.

Entre as dezenas de ferramentas que você poderia considerar, listamos aqui as cinco ferramentas e serviços online mais essenciais para quem quer decolar no mundo online:

1. Google Analytics

Vamos começar pelo básico. A partir do momento que você coloca um site no ar, é importante que sua empresa tenha acesso a informações como quantidade de acessos, origem das visitas, páginas mais acessadas e palavras-chave mais procuradas. Entre todos os serviços existentes para essa finalidade, nenhum é mais eficiente do que o Google Analytics.

A ferramenta é completamente online e gratuita para a grande maioria dos usuários. Somente aqueles sites com volume imenso de acessos – o que não é o caso de quem está começando – é que têm a necessidade de pagar planos para obterem informações mais robustas.

Em linhas gerais, sempre que um site é criado, os desenvolvedores já configuram essa ferramenta nele. Se você não tem acesso ao seu painel do Google Analytics, providencie imediatamente para que o seu site conte com mais esse recurso.

2. SEMRush

Para quem já está em busca de uma ferramenta mais avançada de SEO, uma boa opção é o SEMRush. Trata-se de um serviço pago voltado para profissionais de marketing digital. Ele traz uma série de recursos analíticos que permitem comparar o seu site com a página de empresas concorrentes. Assim, você pode descobrir quais são as melhores palavras-chave para o seu nicho, as mudanças de posição dos domínios e os sites que estão se destacando nas buscas orgânicas.

A ferramenta pode ser usada também em estratégias de publicidade online, permitindo conhecer mais a fundo a estratégia usada pelos seus concorrentes e localizar campanhas online, direcionando as informações para atingir o seu público-alvo. Por fim, você poderá checar a autoridade de domínio, a quantidade de backlinks e encontrar sempre as melhores palavras-chave para a sua campanha.

3. Google Trends

De que maneira você consegue descobrir quais são as pesquisas mais recorrentes no Google nas últimas semanas? E como as pessoas buscam na internet brasileira? Você pode verificar essas e outras informações por meio do Google Trends, ferramenta online e gratuita do Google que mostra o histórico de busca sobre os mais variados temas desde 2004.

O serviço é perfeito para quem está em busca de insights para a criação de conteúdo ou mesmo para a promoção de algum produto. Um dos aspectos mais interessantes é a possibilidade de refinar as buscas por país, por período, por categoria e até mesmo por tipo de pesquisa (imagens, notícias ou compras, por exemplo).

Essa é uma das melhores ferramentas para encontrar sinônimos ou termos similares para o seu negócio e para entender a movimentação que ocorre no seu segmento.

4. MailChimp

Embora algumas pessoas ainda torçam o nariz para o mail marketing, essa continua sendo uma das ferramentas mais eficientes para entrar em contato com público pela internet. No entanto, um aspecto fundamental para se ter sucesso nesse tipo de estratégia é ter um mailing de qualidade. É melhor ter menos nomes, mas que realmente estejam interessados em receber as suas ofertas, do que ter milhares de pessoas que nunca ouviram falar de você e que ainda vão achar ruim por estarem recebendo e-mails sem autorização.

Se você decidir seguir com essa estratégia, o MailChimp é uma das principais plataformas que podem auxiliar nos gerenciamento dos envios de emails. Ela é perfeita para quem tem sites de e-commerce ou para aqueles que fazem parte de programas de afiliados. Há uma vasta biblioteca para integração com outros aplicativos e os dados estatísticos fornecidos pela ferramenta são simples de serem compreendidos.

5. SAGE NF-e

A solução da SAGE é hoje um dos emissores de notas fiscais mais completos do mercado. Com o SAGE NF-e, sua empresa poderá emitir notas fiscais de produto e serviços, notais fiscais para o consumidor e documentos de transporte (CT-e e MDF-e). Uma grande vantagem é a inclusão de um certificado digital no pacote.

Os valores de mensalidade são bastante acessíveis e o sistema é completamente online, com suporte total via Chat. Você pode fazer o seu cadastro para conhecer a ferramenta e utilizá-la gratuitamente por sete dias — tudo isso sem precisar incluir o seu cartão de crédito. Sem dúvida, uma solução essencial para quem está começando ou para quem pretende organizar a emissão de notas.

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