Como fazer a gestão contábil da sua loja no Instagram

Rede social oferece hoje grandes oportunidades para comércio de produtos, mas contabilidade e regularização não devem ser deixadas de lado.

gestao-contabil-no-instagram

 

As redes sociais são hoje uma das maneiras mais eficientes de se atingir um público amplo e sem precisar investir muito em propaganda. Por conta disso, muitos negócios nascem a partir de vendas realizadas pelo Facebook ou Instagram.

O caso do Instagram é dos que merece atenção. A rede social é uma das que mais cresce no país e conta até mesmo com ferramentas que permitem transformar as postagens em uma espécie de shopping virtual.

Se você está prestes a iniciar vendas pelo Instagram ou já está dando os primeiros no seu novo negócio, assim como ocorre em qualquer outro tipo de empresa, buscar a formalização por meio da emissão de notas fiscais, é o caminho mais adequado.

Além disso, será preciso redobrar a atenção com a contabilidade. Anotar todas os gastos e recebimentos e ter controle sobre a quantidade de produtos disponíveis no seu estoque são ações que farão parte do seu dia a dia a partir de agora.

Dê mais atenção ao seu negócio

Para quem busca transformar as vendas pela internet em um negócio lucrativo e seguro, apostar na formalização de uma empresa é um dos melhores caminhos. Com um CNPJ você poderá emitir notas fiscais para os seus clientes, uma garantia tanto para eles quanto para você.

E não é só isso. A partir de agora estará sob o seu comando a gestão dos mais diversos aspectos de uma empresa. Será preciso colocar na ponta do lápis os custos envolvidos com a compra de produtos e matéria-prima, os gastos com transporte e o valor do seu trabalho.

Feito isso, estabeleça sua margem de lucro. Estipule metas mensais de vendas que sejam realistas e busque meios de alcançá-las. E não descuide da divulgação: nas vendas pelo Instagram, dialogar com o público pela rede social é o melhor caminho para obter bons resultados.

Mais credibilidade para o seu negócio

Quando um empreendedor opta por formalizar o seu negócio ele está tomando uma importante decisão profissional. A constituição de uma empresa, seja ela MEI ou ME, permite a emissão de notas fiscais sobre os produtos comercializados e também dá ao empresário certas garantias.

Aos olhos do consumidor, receber uma nota fiscal é uma garantia de que no caso de eventuais defeitos o produto poderá ser trocado. Perante os fabricantes, o documento de compra também dá aos clientes um prazo de garantia maior, independentemente do prazo negociado com o lojista.

Já para o empresário, uma compra que não tenha sido paga poderá ser protestada. Mediante o recolhimento de impostos torna-se possível ainda ter acesso a benefícios legais como licença-maternidade ou aposentadoria. A constituição de uma empresa é uma maneira ainda de gerar empregos formais.

Use planilhas para profissionalizar suas vendas

Por mais simples que elas sejam, é preciso que você utilize ferramentas de controle para acompanhar a contabilidade da sua empresa. No início você pode recorrer às soluções mais simples mesmo, como uma planilha do Excel ou do Google Drive.

O importante aqui é que você crie o hábito de organizar os dados, anotando absolutamente tudo que é gasto e tudo aquilo que é recebido. Quando uma empresa cresce, o salto no volume de dados para anotar é significativo – e muitos se perdem por “deixar para depois”.

Crie também o hábito de separar as suas despesas pessoais das despesas da empresa. Por mais que o dinheiro vá para o mesmo bolso, é importante que você saiba exatamente quais são os custos do seu negócio e qual é a rentabilidade sobre cada venda.

As vantagens de fazer a gestão contábil da sua empresa online

Cuidar da contabilidade de uma empresa é essencial por várias razões. Pode até ser que você não esteja pensando em algumas delas agora, mas quando chegar a hora de investir no seu negócio você estará mais preparado – e provavelmente terá acesso a mais oportunidades.

1. Acesso facilitado e em melhores condições a crédito

Na hora de solicitar empréstimos ou linhas de crédito junto às instituições financeiras, as finanças da sua empresa são levadas em consideração. Quanto mais organizadas estiverem as suas contas e quanto melhores forem seus resultados, menor é o risco e, portanto, menores podem ser as suas taxas de juros.

É muito comum que os bancos peçam demonstrações contábeis e declarações de faturamento antes de aprovar um pedido de empréstimo. Portanto, se você mantiver a sua contabilidade em dia facilitará os procedimentos quando chegar a hora de investir ou buscar um fôlego financeiro.

2. Redução de gastos desnecessários

A partir do momento que você compreende para onde o dinheiro está indo fica mais fácil entender também se ele está sendo gasto corretamente. Por essa razão, manter o controle do orçamento ajuda na redução das despesas, pois você se torna mais seletivo naquilo que gasta.

A visualização frequente dos dados financeiros permite tomar decisões melhores e ajuda ainda entender os custos “ocultos” na lista de despesas. A partir dessa análise torna-se possível, por exemplo, melhorar a precificação.

3. Decisões mais assertivas na composição do planejamento

Tomar qualquer decisão com base em dados é sempre mais interessante do que apostar no “achismo” e em “impressões” que podem não ser condizentes com a realidade. Por isso, um bom controle financeiro é peça-fundamental para um planejamento completo.

O uso dessas informações diminui as possibilidades de erro e ajuda o empresário a prever com mais eficiência quais serão os próximos passos a serem dados. Impostos e tributos deixam de ser uma “surpresa” e seus valores podem ser parcelados de forma mais suave ao longo do ano.

…..

Utilizar o Instagram como ferramenta de comércio eletrônico já é uma realidade para muitos empreendedores. Buscar a formalização é um passo importante para se diferenciar perante à concorrência e aumentar as suas possibilidades de lucro.

Combinar seus esforços de venda com uma boa organização financeira é o melhor caminho para crescer. Sempre que possível, utilize a tecnologia a seu favor. O uso de planilhas ou de softwares de gestão pode simplificar a sua vida, automatizando tarefas e tornando seu negócio mais eficiente.

LEIA MAIS:

Banner_Blog_Sage-One_sem-limite

Compartilhe: