19 ideias de negócio para obter renda extra sem sair de casa

Confira algumas dicas simples e práticas para complementar a sua renda e, quem sabe, até mudar de profissão.

ideias-de-negocio-para-obter-renda-extra-sem-sair-de-casa

Se você está empregado, mas tem vontade de abrir o próprio negócio, não é preciso pedir demissão. É possível obter uma renda extra sem sair de casa recorrendo a ideias de negócio simples, de baixo custo e com muito potencial.

O mesmo se aplica a quem está desempregado e sem muito dinheiro para investir: há muitos modelos de negócio, nas mais variadas áreas, que permitem que você conquiste uma certa independência financeira sem precisar sair de casa.

Para facilitar a sua vida, listamos nesse artigo algumas possibilidades de negócio que podem servir de inspiração para começar. Muitas vezes não nos damos conta que já temos em casa tudo que precisamos para iniciar. Basta se organizar e se dedicar um pouco para dar os primeiros passos.

Alimentação

A área de alimentação é bastante promissora quando falamos em oportunidades de trabalho em casa. Afinal, todos nós temos um fogão, uma geladeira e alguns eletrodomésticos, o suficiente para começar. Você precisará apenas de embalagens para entregar os alimentos.

  • Marmitas: refeições saudáveis estão em alta, você pode fazer marmitas com cardápios personalizados para quem não tem tempo.
  • Doces e salgados: bolos, docinhos e salgadinhos de festa são relativamente fácil de serem produzidos e há muitas oportunidades de comercialização no seu bairro.
  • Produtos rurais: se você tem uma área razoável para plantio pode aproveitá-la para plantar legumes, verduras e temperos. A sua colheita pode render um dinheiro extra na vizinhança.

Artesanato

As atividades artesanais ainda são uma das primeiras coisas que vem à mente das pessoas quando se fala em trabalhar em casa. As possibilidades aqui são inúmeras, tudo vai depender da sua criatividade.

  • Estamparia: canecas e camisetas personalizadas estão em alta. Você pode desenvolver os próprios desenhos ou pegar artes na internet. Requer um investimento baixo para começar.
  • Serviços de costura: uma máquina de costura é suficiente para criar peças de roupa ou fazer consertos e reformas. Requer um certo conhecimento técnico para começar.
  • Acessórios: bijuterias, bordados, crochês, chinelos e saquinhos personalizados também são itens com grande procura em feiras de artesanato. O investimento é baixo para começar e as oportunidades de venda são grandes.

Aulas particulares

Você domina um determinado assunto? Se sim então pode se habilitar e passar seus conhecimentos para outras pessoas. A maior tendência desse mercado agora é a o EAD, a possibilidade de hospedar cursos gravados como plataformas do Hotmart e, ou ainda, aulas ao vivo via Skype.

  • Aulas de idiomas: inglês, espanhol e francês são os idiomas mais procurados pelos brasileiros. Se você domina um deles terá grandes oportunidades.
  • Reforço escolar: crianças podem precisar de reforço escolar, especialmente em português e matemática. Você pode dar aulas para elas, complementando a sua renda.
  • Música: é grande o número de pessoas que quer aprender a tocar violão, guitarra, teclado e bateria. Se você domina alguns desses instrumentos, então pode conseguir renda extra dando aulas particulares.

Beleza e estética

Esse é outro mercado que tem amplas possibilidades para quem quer trabalhar por conta própria. Muitos clientes reclamam de falta de tempo para ir ao salão de beleza. Você pode ser a solução atendendo em domicílio ou no trabalho. Existem apps que facilitam o contato entre o prestador de serviços e o cliente.

  • Penteados e maquiagens: especialmente quando se preparam para festas, as mulheres gostam de se arrumar muito bem. Seja você o profissional capaz de oferecer esse serviço com hora marcada.
  • Manicure e pedicure: para quem tem um pouco mais de experiência, serviços de manicure e pedicure sempre terão mercado. Você pode atender clientes na sua casa ou na residência deles.
  • Revenda de produtos importados: para quem tem um certo capital para investir, comprar produtos de beleza importados e revendê-los com uma certa margem de lucro também pode garantir uma boa renda extra no fim do mês. Uma boa dica é procurar grupos de interessados no assunto no Facebook para a captação de novos clientes.

Freelancer

Para quem tem conhecimentos nas áreas de comunicação, design ou programação há também oportunidades. É grande o número de profissionais que atuam como freelancers nas horas vagas, com empresa formalizada e tudo mais. Existem diversos apps que intermediam a comunicação entre os prestadores de serviços e os clientes.

  • Design gráfico: criação de folders, cartões de visita, banners e peças de e-mail marketing são mercados que sempre têm oportunidades. O melhor de tudo é que você só precisa de um computador com acesso à internet.
  • Programação: desenvolvimento de sites e aplicativos também são ramos muitos explorados. Você pode desenvolver peças para seus clientes sem precisar sair de casa.
  • Produção de conteúdo: manutenção de perfis em redes sociais e produção de textos para blogs são mercados que sempre precisam de mão de obra. Se você escreve bem e domina Facebook, Twitter e Instagram, essa é uma excelente oportunidade.

Eventos e turismo

O que é simples para algumas pessoas, pode ser complicado ou trabalhoso demais para outras. Organização de festas e eventos culturais, por exemplo, são atividades que parecem simples, mas que são executadas de um jeito melhor quando alguém experiente está por trás disso.

  • Organização de festas: desde aniversários infantis a churrascos em domicílio, há muitas oportunidades para obter renda extra nesse quesito. Basta ser organizado e facilitar a vida dos seus clientes, criando momentos especiais perfeitos.
  • Guia de turismo: você conhece a cidade como a palma da sua mão? Fala outros idiomas? Você pode receber pessoas de fora e mostrar a elas os principais pontos turísticos. Além disso ainda alia passeios agradáveis com a possibilidade de uma renda extra. Você pode começar criando conteúdo para redes sociais para ajudar na promoção do seu negócio.

Serviços de manutenção

Residências e escritórios precisam de reparos e nem sempre os proprietários têm tempo ou conhecimento para consertá-los. É aí que entram em cena os profissionais que oferecem serviços de manutenção. As oportunidades são inúmeras.

  • Consertos e reparos: serviços de manutenção elétrica e hidráulica sempre acabam sendo necessários em algum momento. Você sabe fazer esses consertos? Então ofereça esse serviço e veja que haverá muitas oportunidades.
  • Jardinagem e limpeza de piscina: em temporada de verão, fazer limpeza de piscina no litoral pode render uma boa grana extra. Já ao longo do ano, manter jardins limpos e floridos também é uma boa alternativa para faturar.

…..

Como você pôde ver, nem sempre é preciso investir alto para abrir o próprio negócio. Há muitas oportunidades que podem ser aproveitadas agora mesmo, com o conhecimento e os equipamentos que você já tem.

Então, por que não tentar uma renda extra? Que as sugestões acima possam ser o ponto de partida para o seu próximo empreendimento.

LEIA MAIS:

Emissão-de-Nota-Fiscal-Eletrônica

Compartilhe: