Impulsionando o crescimento e o ROI no setor de serviços

Descubra como você pode implementar soluções eficazes de gerenciamento de negócios para obter uma alta taxa de retorno sobre o investimento.

Desde a gestão da cadeia de suprimentos e estoque até o atendimento e as vendas ao cliente, as empresas de serviços de hoje enfrentam uma ampla gama de desafios. Com o cenário de negócios competitivo deixando pouca margem para erro, as empresas de serviços precisam ser capazes de se adaptar perfeitamente ao cenário dinâmico para se manterem competitivas, atender às demandas dos clientes em constante mudança e impulsionar o crescimento.

No entanto, devido à grande variedade de empresas agrupadas sob o guarda-chuva “serviços”, a maneira como esses desafios afetam as empresas individuais é diferente. Por exemplo, uma firma de contabilidade, uma agência de publicidade e uma empresa de encanamento são, tecnicamente, empresas de serviços, mas haverá claramente muitas diferenças em como os desafios de negócios os afetam. O único fio comum que liga todos eles é oferecer uma experiência excepcional ao cliente.

Muitas empresas ficam presas em tarefas mundanas e repetitivas, que agregam poucos benefícios à experiência do cliente. Com muita frequência, os funcionários são sobrecarregados por tarefas administrativas infrutíferas que os impedem de dar aos clientes a atenção certa. Isso não apenas resulta em clientes insatisfeitos, mas também diminui a produtividade, sufoca a flexibilidade e inibe o crescimento.

Para garantir que elas obtenham o melhor valor nos serviços que estão oferecendo, as empresas de serviços devem remover grande parte do trabalho pesado. Ou, pelo menos, explorar soluções que facilitem o foco dos funcionários na coisa mais importante: atender aos clientes. Há também a questão da regulamentação e conformidade. Muitas organizações de serviços são obrigadas a manter conformidade estrita com políticas e procedimentos. Alguns desses regulamentos podem parecer banais para os olhos destreinados, mas o não cumprimento pode levar a consequências graves, incluindo licenças revogadas e multas pesadas.

No competitivo mundo dos negócios de hoje, as empresas de serviços precisam ser flexíveis e eficientes para prosperar. As demandas dos consumidores e as necessidades do mercado são dinâmicas. Ser capaz de atender a essas necessidades à medida que elas evoluem e garantir a satisfação do cliente é o diferencial quando se trata de fidelidade do cliente.

Para impulsionar o crescimento nos negócios de serviços, considere estes três pontos-chave:

1. Mantenha o foco no principal, a coisa mais importante

Acima de tudo, as empresas precisam fazer o básico de forma correta. Qualquer empresa de serviços precisa agregar valor ao cliente e esse deve ser sempre o foco. Todos os outros benefícios que acompanham o funcionamento de um negócio de serviços são ótimos, mas perder de vista o cliente e deixar de priorizar suas necessidades trará resultados adversos. O cliente e suas necessidades devem estar na frente e no foco. Todo o resto precisa suportar esse objetivo.

2. Seja simples

Remover a complexidade da execução de uma empresa de serviços também pode permitir que ela cresça mais rapidamente e permaneça ágil. Com investimento e recursos mínimos, as empresas podem usufruir de funcionalidades integradas para suportar todos os principais processos de negócios. E esses processos podem ser facilmente adaptados para se adequarem a estruturas, funções e preferências de negócios sob medida.

3. Invista nas soluções certas

As empresas de serviços também devem garantir que estão empregando as soluções adequadas para os desafios que estão enfrentando. Muitos dos desafios típicos enfrentados por elas geralmente resultam de sistemas tecnológicos ineficientes, desatualizados ou em silos. Por exemplo, uma empresa pode ter superado a capacidade de seu software de gerenciamento de negócios, e sistemas legados ineficientes poderiam sufocar o potencial de crescimento. Isso também pode levar a uma falta de visão das operações da empresa — comprometendo a lucratividade, a competitividade e o crescimento.

De acordo com um relatório recente da Forrester, as empresas de serviços podem obter até 197% de retorno sobre o investimento (ROI) dentro de cinco meses, implementando soluções eficazes de gerenciamento de negócios. Além de receber um ROI significativo em um curto espaço de tempo, as empresas de serviços também relataram fortes melhorias em gerenciamento financeiro, compras, serviços e gerenciamento de estoque, atendimento ao cliente e gerenciamento de vendas.

Há também outros benefícios, mais inquestionáveis, de soluções eficazes de gerenciamento de negócios, como gerenciamento mais fácil de documentos e acesso aprimorado a faturas comerciais. Por exemplo, cada fatura de fornecedor pode ser digitalizada em um sistema de gerenciamento de documentos com PDFs enviados e anexados aos registros. Qualquer pessoa que precise ver esses documentos pode ter acesso quando e onde quiser, sem ter que procurar em objetos físicos. Como resultado, as empresas de serviços podem processar transações e responder a consultas de clientes com muito mais eficiência.

Criar um processo eficiente e simplificado pode fazer maravilhas para a sua empresa de serviços. Não só pode melhorar a produtividade e acelerar o crescimento e o ROI, mas também permite que as empresas se concentrem em manter o principal, o mais importante: proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.

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