Aprenda como o Instagram está mudando a forma como criamos novos negócios

Rede social vem crescendo nos últimos anos e saber como alcançar o seu público com fotos e vídeos pode ser um diferencial competitivo significativo para o seu negócio.

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são hoje uma das principais maneiras de se atingir o público-alvo da sua empresa. Entre todas as plataformas existentes, o Instagram para novos negócios tem se mostrado uma das mais eficazes ou com potencial de crescimento. Com cerca de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, a rede social pertencente ao Facebook tem apostado em novos formatos para atrair audiência.

Além das fotos, vídeos postados na linha do tempo, Stories e o IGTV são algumas das maneiras encontradas pelos desenvolvedores para que os perfis possam conversar com a audiência.

O fato é que hoje se a sua empresa pretende dialogar com uma ampla audiência, especialmente no que diz respeito a pessoas com até 35% — 90% do público do Instagram tem essa faixa etária — é preciso ficar de olho em algumas dicas. Siga os nossos conselhos para ampliar seu alcance e obter melhores resultados nas redes sociais:

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de abrir a conta no Instagram (ou em qualquer outra rede social), é importante que você conheça o público do seu negócio. Qual é o perfil de quem consome seu produto ou serviço? Que redes sociais ele mais usa? Por meio de uma simples pesquisa é possível mapear quais são os melhores canais para atingi-lo e, a partir daí, começar a atuar.

De nada adianta focar todos os seus esforços no Instagram se, inicialmente, não é lá que o seu público está. Você pode começar a usar a plataforma para construir um relacionamento com novos clientes, mas é importante que você saiba dosar os esforços e direcionar os recursos para os locais adequados.

Não culpe a ferramenta antes de compreendê-la.

2. O que o seu público-alvo gosta de ver?

Uma vez que você definiu que o Instagram é um bom espaço para divulgar seu negócio, é preciso criar um planejamento de conteúdos periódicos para permanecer na timeline de seus clientes. Porém, cuidado. Quantidade não é sinônimo de qualidade e criar posts só por criar não vai te levar a lugar algum.

Para conquistar audiência e converter os likes em consumo, é necessário criar um conteúdo autêntico e pensado para o seu público. Descubra o tipo de conteúdo que seus clientes querem ver e divulgue seu negócio de forma direcionada.

Esse é o melhor caminho para fidelizar clientes e conquistar novos consumidores. Para quem está começando, o Instagram também é um bom meio pra conquistar os primeiros clientes, já que é um canal de massa e gratuito.

Porém, navegue bastante na rede, especialmente nos perfis similares aos seus, e entenda o que já está sendo feito para ver como a sua linguagem e a sua proposta se adaptam ao Instagram.

3. Capriche nas fotos e vídeos

Independentemente do tipo de conteúdo que atrai seu público-alvo, uma coisa é certa no Instagram: as pessoas querem ver belas fotos e vídeos espontâneos e bem produzidos. Não adianta publicar imagens cheias de texto ou fotos com má iluminação, sem foco ou algo do gênero que as chances de os resultados serem ruins são altas.

Veja os perfis mais bem-sucedidos em sua própria rede e perceba que todos têm fotos bem tiradas como um padrão para atrair seguidores e curtidas. Por isso, tenha em mente que para gerenciar profissionalmente uma conta empresarial, será preciso investir. Contrate um fotógrafo profissional e crie um banco de imagens ou considere terceirizar a produção de conteúdo para uma agência especializada no assunto.

Além de pensar nas melhores imagens, essas equipes poderão auxiliá-lo ainda no direcionamento da melhor estratégia.

4. Tentativa e erro: aprenda testando

Se você ainda não sabe do que seu público gosta, faça testes. Crie um conteúdo, coloque-o no ar e acompanhe a repercussão. Se um post tiver retorno positivo, tente analisar o que você fez para que possa repetir a estratégia no futuro.

Já se o resultado for negativo, observe quais variáveis podem ter levado isso a ocorrer. Horário ruim, fotos de baixa qualidade, conteúdo pouco inovador ou linguagem inadequada são algumas variáveis a serem consideradas.

Os testes servem para que você mapeie o comportamento da sua rede e nada melhor do que fazer relatórios de resultados para traçar esse acompanhamento.

O Instagram conta com uma ferramenta em perfis empresariais que permite que você descubra a quantidade de acessos que uma imagem ou vídeo teve e em quais horários do dia elas foram mais visualizadas.  Use essas informações a seu favor na hora da tomada de decisão.

5. Experimente diferentes formatos

Outra possibilidade que o Instagram oferece são os vídeos curtos e os anúncios pagos. Divulgue seu negócio em diferentes formatos e explore os resultados obtidos. Teste também a linguagem utilizada nas legendas, os emoticons e as hashtags. Pesquise sobre a rede e suas funcionalidades e tire o máximo proveito para sua empresa.

Lembre-se: não é porque uma estratégia deu certo com um perfil que, necessariamente, ela funcionará com outro. Cada conta tem as suas particularidades e, por essa razão, não insista em apenas copiar a estratégia dos outros se no fundo ela não vai trazer nenhum tipo de resultado para você. De novo: aprenda com os seus testes para ir cada vez mais longe.

6. Construa um relacionamento

Além de criar conteúdo, como o próprio nome já diz, as redes sociais são canais de interação social. Assim, é essencial que você dialogue com seu público no Instagram.

Responda aos comentários, siga os usuários, esclareça dúvidas e resolva quaisquer reclamações que surgirem. Um relacionamento bem construído com seu cliente na internet tende a refletir em um bom relacionamento na vida real também.

De nada vai adiantar você investir pesado na criação de um conteúdo, postá-lo, e deixar de lado a interação com os seus consumidores.

Se alguém fez uma pergunta nos comentário, responda. Se alguém apontou um problema, busque meios de resolver. Se uma sugestão foi passada, considere-a e dê um retorno a esse usuário. São as formas mais simples de interação que conquistam o público.

7. Faça o seu público participar

Uma vez que você construiu uma relação com seu público-alvo no Instagram, é hora de incentivar a colaboração. Convide seus seguidores para marcar o perfil da empresa ou usar determinada hashtag e reúna as pessoas em torno de uma causa. Lançar promoções também é válido, desde que tenha as devidas autorizações.

Se você vai promover sua marca no Instagram por meio de anúncios, promoções ou simplesmente postando conteúdo de qualidade e se relacionando com as pessoas, não importa. O legal é que você divulgue seu negócio de forma eficiente para o seu público específico, convertendo curtidas em consumo real.

8. Crie conteúdo específico para a plataforma

Esse é outro erro frequente que as empresas que utilizam o Instagram enfrentam. Plataformas diferentes requerem linguagens e abordagens diferentes. De nada adianta apenas pegar os seus posts do Facebook ou do Twitter e coloca-los no Instagram achando que terá algum resultado. Nem sempre funciona, e na maioria das vezes as suas postagens vão parecer deslocadas.

O ideal é investir sempre em criação de conteúdo próprio para uma plataforma. Isso inclui não apenas fotos e vídeos, mas também textos e a utilização de hashtags. O conteúdo deve ser pensado para uma plataforma em especial e não apenas replicado, como se fosse algo automático. Quanto mais autêntico você conseguir ser, melhores serão os resultados.

LEIA MAIS:

Software de gest„o empresarial

Comentários
Compartilhe: