Legislação contábil: como se manter atualizado

Profissionais de contabilidade precisam ficar atentos às mudanças que ocorrem na legislação ou podem dar prejuízo aos seus clientes com multas indevidas.

legislacao-contabil-como-se-manter-atualizado

O sistema tributário brasileiro é sabidamente um dos mais complexos que existem. Some a isso o fato que vivemos um período de transição política, em que a legislação contábil e as leis trabalhistas estão sendo revistas.

O resultado é um sinal de alerta que deve estar sempre ligado para os profissionais de contabilidade. Mudanças legislativas são cada vez mais frequentes e não tomar conhecimento delas pode impactar seu cliente de forma negativa.

Multas e juros por atraso no recolhimento de impostos ou mesmo tributação paga de forma indevida são mais recorrentes do que se imagina. Se manter sempre atualizado é um pré-requisito essencial para qualquer profissional, e para os contadores a exigência é ainda maior.

Mas quais são os caminhos para se manter atualizado, especialmente no que se refere à legislação trabalhista? Listamos aqui algumas possibilidades para você redobrar a atenção e evitar que mudanças legislativas peguem você e seu cliente desprevenidos.


Acesse frequentemente as principais fontes de informação

Em tempos em que a circulação de notícias falsas anda em alta, consultar fontes oficiais e sites confiáveis é sempre a melhor alternativa. A lista de serviços relevantes inclui o Conselho Federal de Contabilidade, o Ministério do Trabalho, e o Ministério da Fazenda, além dos sites oficiais do estados e dos municípios.

Além deles há diversos outros sites relacionados ao setor que servem como fonte de informação e esclarecimento sobre o dia a dia da profissão contábil. Uma boa dica é reunir no seu navegador uma pasta com os favoritos e acessá-los pelo menos uma vez por semana.

Outra possibilidade é a de assinar newsletters para receber por e-mail as novidades. Sites como o da Sage também são uma ótima fonte de informação sobre mudanças legislativas que impactem no dia a dia do profissional de contabilidade.

Treinamento sempre traz benefícios

Por mais que um contador esteja todo dia em contato com a legislação, há dicas de como executar processos de forma mais eficiente que muitas vezes nos escapam. É para isso que servem os treinamentos, os cursos de extensão e as pós-graduações.

Essas são oportunidades de conversar com especialistas em determinadas áreas e conhecer quais são as metodologias que eles empregam. Um simples detalhe que você ainda não tenha observado na legislação pode representar uma economia para o seu cliente.

Sendo assim, busque aperfeiçoamento constante. Ninguém domina tudo sobre um tema e sempre há algo novo para aprender. Essa também pode ser uma oportunidade para se antecipar a mudanças.

Grandes nomes da profissão costumam ter acesso antecipado a discussões e debates que dão indícios de aspectos legislativos que podem ser alterados. Procure o Conselho Regional de Contabilidade da sua região: eles costumam centralizar informações sobre cursos específicos disponíveis.

Entenda as necessidades do seu cliente

Empresas diferentes têm necessidades diferentes, ainda que sejam do mesmo setor. Do contador moderno espera-se um papel cada vez mais proativo, indo além da mera execução de rotinas. Por isso, nada melhor do que conhecer a fundo a realidade dos clientes para propor soluções contábeis.

Estudar a fundo áreas que terão maior impacto no negócio do seu cliente é um bom caminho. O conhecimento poderá ser utilizado de forma consultiva para outras empresas, de forma que você pode considerar esse investimento uma forma eficiente de ampliar os horizontes do seu escritório.

Atenção especial às relações trabalhistas

Nos últimos anos o Brasil passou por uma Reforma Trabalhista. Além disso, recentemente novos itens foram votados na Câmara dos Deputados e devem entrar em vigor ao longo de 2019. A relação entre o empregador e seus empregados é um dos temas mais espinhosos para as empresas.

Há regras rígidas no que diz respeito à rescisão contratual, por exemplo, e não é raro que por desconhecimento o cliente deixe de fazer os pagamentos devidos, o que acaba gerando multas e penalidades, além de processos trabalhistas. Evitar que essas situações ocorram é uma das missões do contador.

Ao se especializar no tema e orientar o cliente no que diz respeito aos detalhes técnicos da gestão de Recursos Humanos, o profissional de contabilidade prima pela economia do cliente. Tanto o Sebrae quanto o SENAI oferecem cursos técnicos complementares e que podem ser muito úteis para os contadores.

Aprenda com estudos de caso

Ao buscar as entidades de classe você terá acesso a conteúdo produzido por outros profissionais que tiveram dúvidas ou enfrentaram problemas similares aos seus. Por meio de fóruns é possível dialogar diretamente com a comunidade contábil, perguntando e esclarecendo orientações em casos específicos.

Muitas situações admitem mais de uma solução e encontrar a melhor delas não é uma tarefa óbvia: em cada circunstância a resposta pode ser diferente. Por isso, ter acesso a estudos de caso é uma das maneiras mais inteligentes de aprender com erros e acertos de outros colegas de profissão.

Redobre a atenção com prazos

Quando se trata da contratação ou do desligamento de um funcionário, há prazos que precisam ser cumpridos na elaboração do contrato, no registro do profissional junto ao MTE e no pagamentos de benefícios e direito. Um dia de atraso já é mais do que suficiente para gerar multas e juros.

Elaborar fluxogramas de trabalho para essas situações corriqueiras é essencial. Por meio de check-lists o profissional de contabilidade segue um passo a passo do que fazer em cada situação, priorizando as ações mais urgentes e evitando que o cliente seja penalizado por documentação insuficiente ou por atrasos.

Priorize as ações mais recorrentes e crie processos e rotinas que possam ser replicados com facilidade por todos do escritório. Assim como ocorre com relação ao pagamento de tributos, certas comunicações aos órgãos competentes são inadiáveis e precisam ser priorizadas pelos responsáveis.

Mantenha a infraestrutura tecnológica atualizada

Além de facilitar a execução das tarefas do dia a dia, manter seu escritório integrado às novidades tecnológicas pode ser um bom resguardo frente às modificações legislativas e tributárias. Como exemplo, o uso de softwares que estão constantemente recebendo adaptações referentes às mudanças requeridas pelos órgãos governamentais pode prevenir que o escritório cometa equívocos simples, por falta de atenção.

Assim, mesmo que uma simples alteração em campo de formulário tenha passado despercebida em uma consulta a outros meios, um bom software de gestão contábil informará e disponibilizará de forma automática essa novidade tão logo ela entre em vigor. Basta ficar atento ao log de atualizações dos sistemas.

….

Quais são os meios que você utiliza para se manter atualizado sobre a legislação contábil e trabalhista. Compartilhe nos comentários as suas experiências relacionadas a esse assunto.

LEIA MAIS:

Compartilhe:
contabilidade-e-impostos