Loja virtual ou marketplace: que canal de vendas usar na internet?

Loja ou virtual ou marketplace, qual a melhor opção? Neste artigo, você descobre como escolher o melhor canal de vendas para seu negócio na internet!

Tomar a decisão de vender pela internet envolve uma questão fundamental para seu novo negócio: que canal de vendas utilizar? Cada uma das opções envolve determinadas particularidades. Por isso, neste artigo, vamos mergulhar em duas possibilidades que costumam ter bastante popularidade: a loja virtual e o marketplace.

Vamos apresentar abaixo os prós e contras de cada uma dessas alternativas. Dessa forma, você pode entender melhor qual delas se encaixa melhor no modelo de negócios que você planeja para seu empreendimento. Vamos conhecer um pouco cada canal de vendas?

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Loja virtual

Criar uma loja virtual é uma das formas populares de comercializar produtos pela internet. Neste modelo, você cria seu próprio site para realizar as vendas. Ele pode ser criado do zero, com a ajuda de um desenvolvedor, ou a partir de uma plataforma de e-commerce, em que pessoas sem conhecimento técnico podem criar suas lojas virtuais.

Prós

Ao criar sua loja virtual, você será o responsável pelo seu negócio em todos os aspectos. O site será seu, o que significa que você poderá expor os produtos da forma que quiser, utilizar o layout que preferir em seu e-commerce e integrar os meios de pagamento e de envio que preferir.

Além disso, por você ter um ambiente virtual só seu para vender online, você conseguirá um reconhecimento de marca maior. Isso significa que seus clientes associarão seus produtos à sua marca, uma vez que verão seu logo e toda a identidade visual do seu site. Dessa forma, o nome, as cores e as características da sua empresa ficarão mais vivos na memória do consumidor.

Contras

Montar seu e-commerce significa que você estará criando um site completamente novo e, por isso, você precisará construir toda a sua audiência. Dessa forma, o investimento inicial em marketing digital será fundamental e precisará ser bem planejado.

Por essa razão, é possível que você demore um pouco para ver um aumento no seu volume de vendas. Então, além de uma excelente organização para criar as estratégias do seu negócio, você vai precisar ter um pouco de paciência também.

Marketplace

Os marketplaces são grandes sites em que pessoas podem cadastrar produtos para vender pela internet. É bastante provável que você conheça alguns deles, como, por exemplo, o Mercado Livre e a OLX. 

Prós

Esse canal de vendas já conta com um grande número de visitas diariamente, pois os sites atraem muitos usuários acostumados a comprar por eles todos os dias. Dessa forma, é como se você estivesse expondo seus produtos na vitrine de um shopping center bastante movimentado.

Por não precisar se preocupar em conquistar suas primeiras visitas, é possível que o volume de vendas no início já seja suficiente para seus primeiros passos. Então, se quiser, você pode esperar um pouco para começar a pensar em fazer anúncios no Google e nas redes sociais.

Contras

Ao vender apenas por meio dos marketplaces, você precisa ter em mente que seu modelo de negócios de baseará totalmente nas diretrizes de outra empresa. Isso significa que você estará sujeito a todas as políticas daquele canal de vendas, como, por exemplo, as taxas sobre produtos vendidos — que podem chegar a 20% do preço final — e eventuais mudanças nessas regras, que podem pegar o lojista desprevenido.

Além disso, ao vender exclusivamente por meio de marketplaces, você não terá como expor sua marca para o cliente de forma efetiva. Os produtos estarão todos expostos com o mesmo layout nesse canal de vendas, o que torna difícil se diferenciar visualmente.

Lembre-se de quando comprou algo por meio de um marketplace. Você sabe qual foi a loja que te vendeu ou prestou atenção apenas ao site onde realizou a compra? Se seu comportamento é como o da maioria dos clientes, provavelmente você não se lembra de que loja adquiriu seu produto.

Então, que canal de vendas escolher?

Cada canal de vendas possui seus pontos positivos e negativos. Por isso, é importante saber quais aspectos você considera mais importantes para seu modelo de negócios. Entretanto, é importante saber que você não precisa se limitar a apenas uma das opções.

É possível que você realize suas vendas online tanto por sua loja virtual quanto por um marketplace. Dependendo da plataforma de e-commerce que você utilizar, é possível integrar sua conta no marketplace ao seu painel de gestão dos pedidos. Assim, você consegue unir o lado bom de cada canal de vendas de forma organizada!

E aí, está pronto para escolher seus canais de venda na internet?