Qual a diferença entre estratégia e tática? Como aplicar o conceito para Micro e Pequenas Empresas

Empreendedorismo, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
Qual a diferença entre estratégia e tática? Como aplicar o conceito para Micro e Pequenas Empresas

Em teoria, todo mundo sabe qual a diferença entre estratégia e tática. Aliás, muitas vezes essas palavras são empregadas como sinônimos, o que é perfeitamente cabível em muitas ocasiões. Entretanto, na prática, apontar qual é a diferença entre estratégia e tática é uma tarefa que pode fazer com que algumas pessoas tenham que pensar bastante – e ainda assim não cheguem a nenhuma conclusão. A diferença é sútil em termos de definição, mas conhecer o real significado...

Ler mais

Como funciona o contrato de trabalho intermitente?

CONTADORES, Empreendedorismo, Gestão e Produtividade, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
Como funciona o contrato de trabalho intermitente?

Uma das novidades trazidas pela Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, foi a possibilidade de contratação de funcionários em regime intermitente. Por ser um tema novo, ainda há muitas dúvidas por parte das empresas em saber como funciona o contrato de trabalho intermitente e quais são os seus pontos positivos e negativos para o negócio. Por se tratar de uma nova modalidade de contratação, mesmo que você não a utilize é fundamental conhecer todos os detalhes do...

Ler mais

Um presente e algumas estatísticas: relembrando o básico para fazer bom uso das reclamações de seus clientes

Empreendedorismo, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
Um presente e algumas estatísticas: relembrando o básico para fazer bom uso das reclamações de seus clientes

Os clientes são reis, essa máxima não é nova. Estamos vivendo na era em que o poder está mas mãos dos consumidores — poder de escolha, poder de influência, poder de colaboração e poder de destruição. Sim, isso mesmo que você leu: destruição! Deixando de lado a questão legal que pode girar em torno de falsas notícias, injúrias e calúnia. Destruição no sentido da capacidade que os consumidores possuem de propagar o nível de serviço ruim que recebem ou produtos que...

Ler mais

O que pequenas empresas e empreendedores individuais brasileiros podem aprender com práticas de multinacionais

Empreendedorismo, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
O que pequenas empresas e empreendedores individuais brasileiros podem aprender com práticas de multinacionais

Multinacionais têm muito a ensinar pequenas empresas e empreendedores individuais, principalmente no que diz respeito a boas práticas. Neste artigo, destacamos três delas que são fundamentais para você crescer de maneira estruturada. 1. Processos Documentados Sejam multinacionais pequenas médias ou grandes, invariavelmente existe uma preocupação em fazer com que haja o mínimo de consistência e alinhamento de processos entre as diferentes subsidiárias e a matriz. Isso é...

Ler mais

Por que pagar hora extra pode ficar mais caro em 2018?

Contabilidade e impostos, CONTADORES, Finanças e Contabilidade, Gestão e Produtividade, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
Por que pagar hora extra pode ficar mais caro em 2018?

Quando há demanda por maior produtividade e há disponibilidade por parte dos funcionários, muitos empregadores não pensam duas vezes e autorizam a realização de hora extra. Em geral, essas horas já custam mais do que as horas normais de trabalho, mas se depender de uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) elas podem custar ainda mais. É por essa razão que você poderá pagar uma hora extra mais cara em 2018. A mudança sinalizada aconteceu no mês de dezembro, após a...

Ler mais

Nova legislação trabalhista: dúvidas e oportunidades

CONTADORES, Gestão e Produtividade, Gestão e Produtividade, Pequenas e Médias Empresas
Nova legislação trabalhista: dúvidas e oportunidades

A nova legislação trabalhista brasileira entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017. Pouco mais de dois meses se passaram e, desde então, muitas dúvidas permanecem na cabeça dos empresários e dos profissionais de Contabilidade. Na prática, ainda não houve tempo para muitas empresas se adaptarem ou mesmo para analisarem se os novos dispositivos legais são vantajosos ou não. Segundo os especialistas, as novas regras, em sua maioria, são de caráter opcional; ou seja, não há...

Ler mais