MEIs do Distrito Federal terão Nota fiscal avulsa substituída pela eletrônica (NFe)

A partir do mês de março, microempreendedores do Distrito Federal precisam ficar super atentos às substituições das Notas Fiscais Avulsas (NFA-e) pelas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

A partir do mês de março, os MEIs do Distrito Federal (microempreendedores individuais) deverão substituir as Notas Fiscais Avulsas (NFA-e) pelas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). O documento impresso pelo Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa, no portal da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal,  não estará mais disponível na internet a partir do dia 1º de março.

Segundo a Secretaria de Fazenda do DF a medida foi tomada para modernizar e tornar mais seguro o processo de emissão da nota fiscal para todas as partes envolvidas: contribuinte, cliente e governo.

Ainda de acordo com a SEFAZ, o DF tem aproximadamente 170 mil microempreendedores individuais inscritos — desse total, apenas 7.979  atualmente utilizam o sistema.

Como emitir notas fiscais eletrônicas?

É muito fácil. Para emitir uma nota fiscal eletrônica, você precisa ter uma empresa cadastrada. Outra exigência é o certificado digital.

Deu para ver que o procedimento é mais simples, não é mesmo? Porém, antes de começar a emitir as NF-e, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é obter um certificado digital, um arquivo que permite a identificação do emissor. Para isso, você vai precisar procurar uma empresa registrada e autorizada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) para solicitar o seu.

Uma vez feito, é hora de solicitar a emissão de notas fiscais eletrônicas junto à prefeitura ou à Sefaz do seu município. Depois de autorizado, tudo que você precisa fazer é acessar o sistema, preencher os campos obrigatórios da NF-e, as informações gerais sobre o serviço de acordo com a tabela CAE e transmitir a emissão. Cheque os dados para que não haja incorreções no preenchimento e pronto.

Ou você pode contratar um serviço emissor de Nota Fiscal com Certificado Digital incluso, como é o caso da Sage Business Cloud NFe, que tem um preço super em conta e ainda oferece backup automático e suporte técnico ilimitado e gratuito.

LEIA MAIS:

Banner_Blog_Sage-One_sem-limite

Comentários