Mulheres: desbloqueiem seu potencial empreendedor

Saiba como vencer o medo e encontrar o potencial empreendedor que habita dentro de você! Confira 5 dicas para você se tornar uma empreendedora de sucesso.

Todo mundo carrega um potencial empreendedor consigo. Mesmo que, a primeiro momento, você sinta que não tem vocação para essa empreitada, ainda pode ter muito sucesso no mundo dos negócios – você apenas precisa aprender a desbloquear seu potencial.

Quando se trata de empreendedorismo feminino não é diferente. Apesar dos negócios idealizados e liderados por mulheres encontrarem-se em constante crescimento ainda existem muitas inseguranças para encarar o primeiro passo. 

Ebook: O guia para você tirar o seu sonho do papel

Preencha o formulário e receba esse material exclusivo.

 

Mudança de mentalidade

Não existe habilidade que não possa ser dominada. Carol S. Dweck, ph.D., em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso” divide as pessoas em dois grupos: Mindset de Crescimento e Mindset Fixo.

Basicamente, pessoas de Mindset Fixo são aquelas não acreditam em desenvolvimento de habilidades, elas creem que, ou alguém nasce com determinado dom e facilidade para desenvolver determinadas habilidades, ou não.

Enquanto as pessoas que Mindset de Crescimento pensam que qualquer habilidade, independente de quem a pratique, com uma dose de esforço e dedicação, pode ser aprimorada.

Além disso, ela enfatiza que não há diferenças na capacidade de desenvolvimento de novas habilidades entre homens e mulheres e, aqueles que possuem mindset de crescimento, também não se deixam afetar por rotulações de gênero:

“Quando pessoas têm Mindset de Crescimento, o estereótipo não perturba seu desempenho.”

Imersão ao mundo do empreendedorismo feminino

“Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”

– Jim Rohm. 

Passo fundamental para se tornar uma empreendedora é estar rodeada de empreendedoras.

Felizmente, com a era digital, esse passo fica mais fácil de ser dado. Basta você imergir ao mundo do empreendedorismo feminino via internet:

        1. Busque sites e blogs sobre empreendedorismo feminino;

      2. Participe de fóruns, grupos e comunidades online sobre o assunto;

      3. Siga pequenas, médias e grandes empreendedoras nas redes sociais;

      4. Assista vídeos e aprenda com os relatos de mulheres de sucesso em seu ramo.

Uma vez que você se inseriu, mesmo que virtualmente, neste mundo, você passará a ter uma outra perspectiva quanto ao empreendedorismo feminino e, logo, essa realidade fará parte, de certa maneira, de seu cotidiano.

Não surpreenda-se caso uma bela ideia de negócio surja por ali.

Encontre sua vocação

Conhecer melhor a si mesmo, explorar as coisas nas quais você é boa e colocar os seus talentos à disposição do mundo são maneiras de encontrar a felicidade e se sentir realizada ao mesmo tempo em que você recebe por isso.

Uma ótima maneira de encontrar a sua vocação, é através da descoberta seu ikigai.

Ikigai, segundo um antigo conceito japonês, é a chave para uma vida longa. Na prática, encontrar o seu ikigai significa buscar em si mesmo as respostas sobre aquilo que você gosta e que te faz feliz. 

Ikigai

Aprofunde seus conhecimentos

Uma vez que você encontrou seu ikigai e, com isso, já tem em mente qual área é a certa para você empreender, é momento de depositar todas suas energias e adquirir o máximo de conhecimento que puder frente a este mercado.

Comece com conteúdos rasos, tais como vídeos no Youtube, podcasts e artigos de blog. Siga profissionais e empreendedores desta área nas redes sociais. Absorva todo conteúdo gratuito que conseguir.

O segundo passo é se aprofundar mais no assunto, para isso, busque livros, cursos online e/ou presenciais, oficinas práticas e, se possível, também participe de eventos.

Por fim, conheça a fundo as pessoas que estão presentes naquele mercado. Se aproxime de seus potenciais futuros clientes, converse com eles e entenda quais são seus problemas, dores, necessidade e desejos.

Apenas compreendendo o que seu público precisa, você será capaz de trazer alguma solução para ele através do seu empreendido.

Aproveite as oportunidades

É preciso estar sempre atenta e aberta às oportunidades que a vida oferece. 

Segundo a Amanda Stábile, em seu livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, o modo que você se posiciona as oportunidades possui alto poder de influência no seu sucesso como empreendedora:

 “A explicação é simples: é quando nada nunca está bom e rejeitamos as oportunidades por diversos motivos. Pode ser porque está caro, quando é de graça é porque é longe ou porque você está cansada. E vai ter um momento que as oportunidades vão cessar. Por isso, é preciso aproveitar as oportunidades enquanto as temos.”

Desbloqueie seu potencial empreendedor

Uma vez que você já posicionou sua mente para sucesso, inseriu-se no mundo empreendedor, encontrou sua vocação e área de negócios, aprofundou os seus reconhecimentos e agarrou a primeira oportunidade – parabéns, você desbloqueou seu potencial empreendedor!

Não será uma jornada fácil, mas uma vez iniciada, ninguém será capaz de tirar a potencial empreendedora que haverá nascido em você!

Leia mais:

 

Compartilhe: