O valor da gestão empresarial para empresas em crescimento

Descubra como é importante se ater à boa gestão empresarial para alcançar as metas projetadas em médio e longo prazo com sucesso.

Chegou a hora de descobrir o valor da gestão empresarial para a sobrevivência e futuro da sua empresa. Se você trabalha na área de tecnologia em negócios, você já deve ter encontrado o acrônimo ERP e ouviu que essa tecnologia é a espinha dorsal para empresas de pequeno e médio porte.

Ao procurar informações sobre ERP, porém, é fácil se confundir. Isso ocorre porque cada vendedor que diz comercializar ERP tem a sua própria compreensão sobre o que o termo significa. Se você pesquisar mais a fundo, verá que a forma como o ERP é usado pelas empresas pode variar amplamente, dependendo da indústria à qual ela faz parte.

ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), mas isso não é útil para descrever o que ele poderia fazer pela sua organização.

Em vez disso, acreditamos que você deve pensar em bons exemplos de ERP como software de gerenciamento empresarial, permitindo às médias e grandes empresas em crescimento gerenciar processos vitais do dia a dia, como gerenciamento de estoques, contabilidade, recursos humanos e gerenciamento de relacionamento com clientes.

No nível mais básico, você pode dizer que o software de gerenciamento corporativo suporta o funcionamento de diferentes unidades de negócios ao compartilhar informações por meio de um banco de dados compartilhado.

Como um software de gerenciamento empresarial pode ser poderoso para a sua empresa?

Isso vai depender das necessidades da sua empresa e do segmento do qual ela faz parte – e é por isso que a implementação de um ERP pode variar tanto.

Entretanto, podemos detalhar algumas das principais formas em que um software de gerenciamento empresarial pode ajudar os funcionários de todas as organizações a trabalhar de forma mais efetiva, acabando com as barreiras entre as unidades de negócio.

  • O software de gestão empresarial permite que você veja os seus dados em um único lugar. Em vez de usar vários pedaços de software para obter informações, a integração em um único banco de dados permite que os gerentes vejam o que está acontecendo em todos os lados da empresa – desde as finanças e RH até às vendas, inventário e distribuição.
  • O software de gestão empresarial pode atualizar os dados em tempo real. Pode ser inestimável para gerentes e empregados poderem ter uma visão global dos dados em tempo real. Sem o gerenciamento empresarial, você pode não saber quanto de inventário uma empresa tem e o que ela precisa em um determinado momento. Para muitas indústrias, como as de fabricação e distribuição, essa informação é crucial.
  • O software de gestão empresarial pode ajudar a manter os clientes existentes e permitir encontrar novos. Com uma fonte de informações tanto para o faturamento quanto para o relacionamento, ele permite que uma empresa atenda melhor os seus clientes, além de automatizar determinados processos, liberando tempo para os funcionários gastarem em atividades mais úteis.

Problemas com ERP

Outro motivo pelo qual parece haver confusão com relação ao ERP é devido às mudanças com relação à forma que o software era implementado no passado.

O ERP foi bastante criticado pelo fato de demorar demais para implantá-lo, além do que ele era caro e difícil de ser utilizado.

Além disso, muitas empresas poderiam ter naturalmente os seus próprios requisitos específicos para uma solução de ERP, o que poderia requerer personalização adicional e a necessidade de gastar mais dinheiro.

Hoje, no entanto, temos um software de gerenciamento empresarial muito mais robusto e abrangente do que as soluções de ERP que existiam no passado, suportando mais funções dentro de uma organização, funções essas que muitas vezes são específicas de um segmento.

Ademais, na última década, o SaaS e computação em nuvem tornaram os softwares de gerenciamento empresarial mais fáceis de serem implantados para as organizações que desejam ver os benefícios diretos em curto e médio prazos, com preços que se aproximam mais da realidade das iniciantes, das pequenas e médias companhias.

No entanto, considere que muitas empresas ainda vão optar por soluções internas devido a requerimentos específicos do seu negócio.

O que é melhor para o seu negócio?

Os líderes empresariais que desejam uma solução bem-sucedida de software de gerenciamento corporativo precisam fazer a pesquisa de forma correta, determinando quais são os seus requisitos prévios – com todos os atores relevantes envolvidos no processo.

Não existe uma solução única para uma iniciativa de software de gestão empresarial – tudo depende das metas e dos objetivos do negócio em questão.

No entanto, se você está pensando em uma solução de gerenciamento empresarial para sua empresa em crescimento, aqui estão algumas dicas básicas para começar:

  • Obtenha o apoio que você precisa: uma nova implementação de software de gerenciamento corporativo é uma grande decisão para qualquer organização, por isso é importante que haja suporte da diretoria ou dos seus gerentes e superiores. Obviamente, eles não precisam saber todos os detalhes técnicos, mas devem, pelo menos, estar cientes dos problemas que atrasem ou possam causar prejuízos para um projeto.
  • Tenha uma lista clara de requerimentos: você precisará entender o escopo do projeto; os processos comerciais que serão afetados e as especificações técnicas necessárias. Isso significa que será muito mais fácil para os fornecedores de softwares de gerenciamento empresarial adaptar propostas que vão ao encontro daquilo que você precisa.
  • Pense em usabilidade, usuários mobile, e segurança: você quer que os funcionários usem o sistema que você escolher com sucesso, então certifique-se de apresentar a eles uma solução que seja fácil de ser utilizada. Tenha a certeza de que o uso de celulares e a segurança foram considerados – você provavelmente terá pessoas tentando acessar o seu novo e brilhante sistema de gerenciamento empresarial por meio de smartphones ou fora do escritório.
  • Avalie cuidadosamente as suas opções: certifique-se de escolher o software de gerenciamento empresarial que funciona para a sua empresa ao invés de tomar decisões baseadas em grandes promessas ou discursos de vendas deslumbrantes. Você precisa usar a sua pesquisa como inputs para que os gestores possam avaliar qual sistema será mais bem aceito e usado pelos seus funcionários.
  • Entenda o que você quer personalizar e por quê: os melhores fornecedores de softwares de gestão empresarial geralmente oferecem soluções que são personalizáveis ou que estão prontas para atender as demandas da maioria das indústrias. Os objetivos da empresa e as demandas dos vendedores, no entanto podem ser muito diferentes daquelas anunciadas na publicidade.

O gerenciamento empresarial deve ajudar a sua empresa especificamente

Os softwares de gestão empresarial são cada vez mais adotados por pequenas e médias empresas. Se ele for baseado na nuvem, será mais econômico e fácil de ser implantado, o que significa que as empresas não vão precisar de grandes orçamentos para implantar tecnologia de ponta em suas companhias.

O verdadeiro futuro dos softwares de gerenciamento empresarial não diz respeito às novas tecnologias, mas sim sobre quais aplicativos podem ajudar imediatamente a sua empresa e fazer a diferença rápido.

Escolha uma opção flexível, fácil de usar, com atualizações regulares e, principalmente, que atenda às necessidades do seu segmento. É o caso do Sage Business Cloud Enterprise Management, uma forma melhor de gerenciar toda a sua empresa a um custo inferir e em escala global!

Texto escrito originalmente por Asavi Wattanajantra para o blog Sage Advice

LEIA MAIS:

Comentários
Compartilhe: