9 passos simples para descobrir a sua vocação empreendedora

Está em dúvida sobre abrir um negócio ou não? Saiba quais são os caminhos para descobrir a sua vocação empreendedora.

vocacao-empreendedora-735x250

Quais são as características de um bom empreendedor e como descobrir se você tem o perfil para abrir o seu próprio negócio? Não há respostas exatas para essas perguntas, mas isso não significa que você não possa refletir e adotar algumas estratégias para desenvolver seu potencial.

Conhecer melhor a si mesmo, explorar as coisas nas quais você é bom e colocar os seus talentos à disposição do mundo são maneiras de encontrar a felicidade e se sentir realizado ao mesmo tempo em que você recebe por isso. Descobrir a sua missão é o ponto de partida para encontrar a sua vocação empreendedora.

Ikigai: descubra a sua missão

Ikigai é o nome dado a um antigo conceito japonês que é considerado a chave para uma vida longa. Na prática, encontrar o seu ikigai significa buscar em si mesmo as respostas sobre aquilo que você gosta e que te faz feliz. Quando você encontra algo que dá sentido à sua vida, isso o faz se sentir motivado.

Ikigai

Sucesso é um conceito relativo. Não somos bem-sucedidos apenas quando temos dinheiro ou títulos, mas principalmente quando gostamos de fazer alguma coisa e a fazemos bem. Descobrir aquilo que o motiva a acordar cedo todos os dias para trabalhar é o início da jornada da revelação da sua vocação empreendedora.

1. Busque o autoconhecimento

O primeiro passo para se tornar um empreendedor bem-sucedido é buscar as respostas em si mesmo. Quais são os assuntos que você gosta? À qual geração você pertence? Quais são os temas que você domina? Não importa se você é engenheiro ou jornalista, pode ser que a sua resposta a essa pergunta seja “carros” ou “jardinagem. Comece fazendo uma lista dos assuntos que despertam o seu interesse.

2. Liste aquilo em que você é bom

Há uma diferença entre gostar de alguma coisa e ser bom nela. Pode ser que o seu sonho seja fazer jardinagem, mas por diversas razões nunca houve tempo suficiente para aprender. Nesse caso, use seus talentos a seu favor. Invista nas atividades nas quais você já tem habilidades e considere a possibilidade de transformar um hobby em profissão. Aquilo que você não souber, estude.

Ebook: O guia para você tirar o seu sonho do papel

Preencha o formulário e receba esse material exclusivo.

 

3. Liste aquilo pelo que você pode ser pago

Entre as atividades que você gosta e desenvolve bem, por quais delas você poderia ser pago? Por exemplo, seu amor pela jardinagem pode fazer com que muitas pessoas que tenham jardins queiram que você cuide das plantas deles. Por outro lado, gostar muito de assistir TV não necessariamente é uma função pela qual as pessoas pagariam você.

4. Cruze as listas de forma criativa para encontrar o seu Ikigai

Com todas essas respostas em mãos, é hora de cruzar as informações e elaborar o seu Ikigai, como na imagem do início deste artigo. Seja criativo e resuma seus pensamentos a algumas ideias possíveis de trabalho ou empreendedorismo e busque a viabilidade de cada uma delas. Para isso, colete informações com empresários e conhecidos. Encontre o seu diferencial e pense em um negócio que seja capaz de refletir os seus valores.

Quais são as características de um bom empreendedor?

É difícil resumir o sucesso do empreendedorismo a algumas poucas características, como se existisse uma receita de bolo para isso. No entanto, analisando dezenas de cases de sucesso, é possível notar alguns comportamentos comuns que se repetem com maior frequência. Se você se identifica com eles, aperfeiçoe-os. Se não têm esses dons, busque evoluir em cada uma dessas características.

1. Preferem os desafios à rotina

Correr riscos é parte do dia a dia dos empreendedores. Por mais que o planejamento que antecede a ação seja excelente, todos os dias você precisa estar pronto para enfrentar desafios inesperados. Em geral, os empreendedores são pessoas que estão sempre buscando se superar e não gostam de viver executando tarefas repetitivas.

2. Têm necessidade de criar, inventar e reinventar

Tudo que existe pode ser melhorado. Esse pensamento de melhoria contínua deve estar presente no dia a dia do empreendedor. Não basta ser apenas mais um no mercado, é preciso fazer a diferença, seja criando algo completamente do zero, inventando uma solução inédita ou aperfeiçoando algo que já existe.

3. Esteja sempre estudando

Buscar conhecimento é algo que todos nós deveríamos fazer por toda a vida. A necessidade de estudar não acaba quando concluímos a faculdade. Você deve buscar qualificação profissional em cursos, palestras, visitas técnicas e leituras. Lembre-se: a forma como trabalhamos hoje é muito diferente da maneira como trabalhávamos há dez anos. Esteja sempre atualizado.

4. Proatividade

Não espere que alguém diga o que você deve fazer: tenha a iniciativa de decidir e fazer você mesmo aquilo que precisa ser feito. Proatividade é uma característica que acompanha os empreendedores por toda a vida. Eles simplesmente fazem aquilo que acreditam que precisa ser feito e não esperam ordens de ninguém. Seja você também senhor das suas ações.

5. Persistência

Nem sempre as coisas são fáceis e nem sempre os planos dão certo logo na primeira vez. É preciso aprender com os erros e continuar tentando. Uma grande parte das empresas brasileiras fecha as portas nos dois primeiros anos. Muitas delas até poderiam prosperar se continuassem abertas por mais tempo, mas nem todos persistem o quanto deveriam.

Encontre a sua vocação, empreenda e seja feliz

Todos os passos que mencionamos acima dependem única e exclusivamente de você. Muitas das respostas você encontrará apenas refletindo e buscando o autoconhecimento. Testes vocacionais também são uma forma de dar mais subsídios às suas decisões.

Porém, independentemente do caminho que você escolha seguir, saiba que o empreendedorismo é uma opção que está disponível para todos. Alguns terão mais talento, outros menos, mas com força de vontade, determinação e consciência dos seus ideais, é possível ser bem-sucedido em qualquer área, seja lá qual for a sua idade ou formação.

Que tal começar hoje mesmo a trilhar o seu caminho para o sucesso?

LEIA MAIS:

Emissão-de-Nota-Fiscal-Eletrônica
Fonte(s): BBC, Novo Negócio, Administradores, Estrategistas, Barra Coaching, Estrategistas (2) e Apoio Empresário.

Compartilhe: