Qual é o perfil de um contador campeão?

Se destacar é fundamental e para isso existem características profissionais que são necessárias para ser um contador campeão.

contador campeão

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, se destacar é fundamental. E para isso existem características profissionais que são praticamente uma exigência para cada cargo ou área de atuação. Se você é contador, algumas habilidades são imprescindíveis para que você se torne um contador campeão.

Quer saber quais são? Neste post, destacamos algumas das qualidades e características que você deve ter ou desenvolver para se dar bem nessa profissão. Não é um mistério e nem coisa de outro mundo. Com um pouco de trabalho e muita dedicação, logo você estará entre os melhores da sua profissão.

Saber usar o conhecimento que possui

Bons contadores possuem um vasto conhecimento de teoria, metodologias e novas práticas para a área contábil. Mas apenas isso não é o bastante. Saber demais e não aplicar os conhecimentos que possui é um grande defeito. Nesse quesito, um contador campeão deve ser pragmático.

Aplique os seus conhecimentos na melhoria constante do escritório. Além disso, aproveite as oportunidades de demonstrar o seu conhecimento para ajudar as empresas e seus clientes a faturarem mais.

Um dos aspectos mais requisitados hoje em dia na profissão é a possibilidade de os contadores atuarem como consultores financeiros nas empresas, um campo que cada vez mais aumenta a sua demanda.

Gostar de aprender novas coisas

Esta é uma área em que novas técnicas, novas formas de trabalho e novos softwares para agilizar o trabalho surgem constantemente. Por isso, o contador campeão não fica parado no tempo. Ele sempre quer estar um passo à frente, conquistando novos aprendizados e repassando-os aos colegas de trabalho para que o escritório se destaque no mercado, além de otimizar suas funções.

O dinamismo nas mudanças da legislação também é outro aspecto no qual você precisa ficar de olho. Por isso, tenha em mente que há a necessidade de atualização constante, especialmente no que diz respeito às normas e portarias dos órgãos oficiais.

Faça dessa consulta um hábito e use o fato de acessar essa informação antes para ter mais tempo para preparar o terreno para o futuro.

Tenha um perfil analítico

O contador campeão deve saber analisar o que o cliente realmente necessita e o que pode ser dispensado; examinar os riscos e as vantagens de fechar contrato com cada cliente; ser analítico em suas metas, em seu trabalho e em seus relatórios de serviços.

Você não será o responsável pela tomada de decisão, mas na maioria dos casos é o seu trabalho que dará suporte para os executivos de forma que eles possam estar muito bem embasados antes de tomar um decisão.

É possível apontar os melhores caminhos e aqueles que têm maior probabilidade de dar certo. Para isso, coloque todo o seu poder de análise à prova, seja detalhista e busque o maior número possível de informações para que os seus relatórios sejam os mais completos.

Seja dinâmico

Diferente do que muitas pessoas leigas acham, a área contábil não é burocrática. Desafios são colocados todos os dias para serem resolvidos rapidamente, seja com documentos, com cálculos, com novas metodologias. Por isso, quem gosta de calmaria e rotinas estruturadas não se encaixa no perfil de um contador campeão.

É preciso ser dinâmico para lidar com as diversas realidades de cada um dos clientes, com algumas adversidades que acontecem na rotina de trabalho e, muitas vezes, lidar com problemas dos empresários que contratam seus serviços. Essa é uma exigência básica do perfil de um contador.

Seja proativo

Toda carreira exige alguém que seja proativo. Para a área da contabilidade, não é diferente. Tomar a dianteira, não esperar que os problemas apareçam, avaliar riscos e se preparar para cada um deles, enfrentar problemas, propor soluções, correr atrás de novos conhecimentos, prospectar novos clientes, enxergar novos cenários para seu escritório, tudo isso compõe o perfil de um contador campeão.

Em um mundo extremamente ágil, estar um passo à frente é fundamental. Não dá para esperar que as coisas aconteçam, é preciso antecipá-las para planejar as soluções. Por isso, não seja um profissional que apenas responde às demandas dos clientes. Há muitas oportunidades no mercado para aqueles que conseguem visualizá-las antes dos outros.

Seja estratégico

Estratégia é fundamental para ser um contador campeão. É importante saber quando um cliente é rentável e quando não é; quando aplicar determinado serviço pode ser realmente útil para o negócio ou não; saber dizer “não”; saber se deve retroceder e quando; saber o momento certo para prospectar novos clientes e quando é preciso esperar — para não atolar o escritório com trabalho que os funcionários não dão conta.

Cada uma dessas situações requer um planejamento estratégico. Ir com muita sede ao pote e abocanhar um número maior de clientes do que você consegue dar conta até pode parecer uma boa ideia no início, mas com o passar do tempo isso deve resultar em um atendimento abaixo daquilo que você poderia entregar. E isso resultará numa taxa de abandono de clientes alta.

Não seja apenas um operador

Se ter conhecimento e não aplicá-lo é um defeito, aplicar técnicas e não entender a lógica por trás delas também é.

O contador campeão tem noção de toda a cadeia de processos e, assim, pode propor melhorias em determinadas metodologias utilizadas, adequando-as a cada situação. Você não deve se tornar um mero executor de rotinas.

Aliás, os softwares gerenciais cada vez mais eficientes que existem no mercado substituem frequentemente algumas dessas funções. Por essa razão, o bom contador é aquele que vai além e usa o seu conhecimento em atividades mais desafiadoras. Busque oportunidades de fazer com que o seu trabalho faça a diferença no dia a dia das empresas.

E então, você se encaixa nesse perfil? Se não se encaixa, já sabe o que fazer para melhorar? Aperfeiçoe suas habilidades e se torne um grande profissional da contabilidade.

Isso não é algo para ser resolvido da noite para o dia, mas sim um pensamento que deve estar sempre presente na sua vida. Tem mais sugestões? Escreva-as nos comentários.

LEIA MAIS:

ctas_sage7

Comentários
Compartilhe: