Sistema ERP: 4 vantagens em usar para o crescimento da sua empresa

Entenda quais são os benefícios que o uso de softwares ERP podem proporcionar para o seu negócio, independentemente do tamanho ou do segmento.

sistema-erp-vantagens

É cada vez maior o número de empresas que recorrem a um sistema ERP como forma aprimorar os seus fluxos de trabalho, reduzir os custos operacionais e se tornarem mais eficientes.

Compreender quais são os benefícios que um sistema ERP traz para o negócio é essencial para que você possa fazer a escolha correta de qual modelo adotar na sua empresa. Transformar sua companhia com um sistema ERP contábil e processual não é coisa de outro mundo.

Vamos entender um pouco mais sobre o tema antes de conhecer alguns dos principais benefícios que um sistema ERP é capaz de proporcionar.

O que é ERP?

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, expressão que em português pode ser traduzida como Planejamento dos Recursos da Empresa. Os softwares de ERP são as ferramentas que auxiliam as companhias a pensarem os seus processos internos bem como a criar um banco de dados com informações estratégicas que podem ser consultadas a qualquer momento.

Recursos como esse auxiliam o processo de tomada de decisão e garantem mais agilidade em todos as ações a serem executadas pela companhia. Por exemplo, graças à organização feita dentro de uma plataforma, é possível tornar mais inteligentes os fluxos de trabalho entre setores distintos, unificando as informações sem que haja a necessidade de se criar um sistema específico para cada área.

A partir da integração, todos os setores que necessitam de relatórios passam a acessar um banco de dados único, podendo até mesmo cruzar informações que antes estariam dispersas. Portanto, em termos de agilidade, todas as áreas saem ganhando, pois passam a ter um banco de dados mais rico e com mais variáveis, além de conseguirem mais eficácia na produção de relatórios.

Existem ainda ERPs, classificados como xERP (ou ERP com funcionalidades estendidas), em que a visão não se restringe apenas aos setores da empresa, mas aos clientes e fornecedores (visão 360º) e as funcionalidades estão na nuvem.

4 vantagens da utilização de sistemas ERP para o crescimento

1. Flexibilidade e acesso remoto

Os sistemas de ERP de maior destaque no mercado atual funcionam a partir da nuvem. Isso significa que as informações salvas no banco de dados podem ser acessadas por meio de qualquer dispositivo e a partir de qualquer lugar. A possibilidade de ter acesso remoto a essas informações dá mais dinamismo ao trabalho de gestores e diretores.

Empresas que possuem filiais podem se beneficiar consideravelmente dessa ferramenta. Como o acompanhamento do fluxo de informações pode ser feito em tempo real, à medida que a plataforma é alimentada, isso facilita o processo de análise e tomada de decisão por parte dos responsáveis.

2. Redução de custos operacionais e desburocratização

Toda empresa busca reduzir os seus custos operacionais e tornar seus processos mais eficientes. Ao utilizar sistemas de ERP automaticamente a empresa reavalia as suas rotinas, podendo aperfeiçoar aquelas mais burocráticas. Isso inclui desde a redução de pessoal até a eliminação de etapas operacionais que podem ser automatizadas.

Como o sistema utilizado passa a ser único entre os setores, isso impacta ainda na redução de ferramentas utilizadas dentro do negócio – o que inclui custos com licença de software e serviços. Essa ferramenta central dispensa o uso de controles auxiliares, reduzindo também os investimentos em aquisição e suporte de TI.

3. Parametrização dos dados: um recurso valioso

Quem atua em uma empresa que não possui um sistema ERP sabe a dificuldade que é padronizar relatórios quando cada setor parte de bases distintas na elaboração. O resultado disso é um perda de tempo considerável na tentativa de encontrar variáveis comuns que possam gerar um novo relatório parametrizado.

Com um sistema ERP fatos como esse não ocorrem. Isso porque a base de dados utilizada é única e cada setor decide o recorte que precisa dar aos dados. Quando combinados com os recortes de outras áreas, o resultado são dados mais valiosos e otimizados, que facilitam a tomada de decisão e o acompanhamento evolutivo das métricas.

4. Informações salvas com maior segurança

Os dados que uma empresa possui são hoje um dos ativos mais valiosos que ela pode ter. O vazamento ou a exposição indevida de dados de clientes pode significar não apenas perdas significativas, mas até mesmo a completa exclusão da companhia no mercado.

Por essa razão, centralizar os dados em um único repositório é uma decisão inteligente. Ao proteger apenas um banco de dados, a empresa pode investir em ferramentas de maior qualidade.

LEIA MAIS:

Compartilhe: