9 tendências de empreendedorismo para 2020

Saiba quais são os temas que estão em alta no ano que se inicia e esteja preparado para empreender em segmentos com maior potencial.

tendencias-de-empreendedorismo-para-2020

Quais são as principais tendências de empreendedorismo no início de 2020? Para quem tem vontade de iniciar o próprio negócio, com certeza essa pergunta já passou pela cabeça.

Embora possam existir características específicas variáveis de cidade para cidade, em linhas gerais podemos definir alguns temas que aparecem na pauta com maior frequência. Para encontrá-los é preciso estar preparado. Por essa razão, a etapa de projeção de um negócio é tão importante. É nesse momento que você faz um levantamento de ideias e descobre o que é viável e o que não é.

Ebook: O guia para você tirar o seu sonho do papel

Preencha o formulário e receba esse material exclusivo.

 

Como projetar o seu negócio

Em artigos anteriores já falamos sobre elementos de planejamento e sobre como encontrar negócios rentáveis em 2020. Porém, há uma fase anterior a essas que diz respeito a projetar no sentido de imaginar possibilidades de negócio. Para isso, é importante conhecer as tendências, ampliar o seu networking e estabelecer metas concretas.

Fique por dentro das tendências

Existem diversas maneiras de descobrir quais são as tendências de um segmento. Observe personalidades e líderes de um determinado mercado e veja o que eles estão fazendo. Diferencie também “novidade” de “tendência”.

Tendência é um caminho que está sendo trilhado por algumas pessoas e há direcionamentos das empresas e dos consumidores para suprir demandas. Já novidades podem ser ideias que ainda não amadureceram e, por essa razão, implicam em maiores riscos.

Amplie seu networking

Participar de feiras, exposições, cursos e palestras com nomes importantes do mercado é outra forma de projetar o negócio. Ao encontrar padrões de discurso e de modos operacionais torna-se mais simples compreender a partir da experiência de outros o que dá certo e o que pode ser descartado.

Além disso, ao conhecer mais pessoas você abre portas para muitas oportunidades. Talvez você não precise começar do zero e sozinho um negócio se encontrar um parceiro no mesmo caminho que esteja disposto a dividir essa jornada.

Estabeleça metas

Checar as tendências e ampliar o seu networking são ações que devem fazer parte da sua rotina de empreendedor para sempre. Porém, é preciso estabelecer metas para não tornar essa pesquisa indefinida.

Defina um prazo para começar e, uma vez iniciados os trabalhos, atribua metas do que pretende alcançar. Quando não trabalhamos com foco em algo concreto, as chances de dispersão aumentam. As metas nos auxiliam a perceber se estamos no caminho certo ou não e se devemos aumentar o ritmo os voltar à rota.

9 ideias para empreender em 2020 (setores mais procurados)

Baseado na opinião de especialistas, nas tendências percebidas nos principais segmentos e nas movimentações de mercado, quais são os setores mais procurados na atualidade? Listamos aqui algumas das tendências que podem ser exploradas. Com um pouco de criatividade, é possível trazer novidades para esses segmentos.

1. E-commerce

É cada vez maior o número de pessoas que faz compras online e grande parte disso se deve ao fato de que a oferta aumentou consideravelmente. Se você pensa em comercializar algum produto, considere oferecê-lo a partir de uma loja virtual primeiro antes de pensar em montar uma estrutura física. Pode ser um ótimo jeito de começar.

2. Consultoria

Seja auxiliando empresas nos aspectos contábeis, financeiros e processuais ou mesmo ajudando pessoas físicas a alcançarem os seus objetivos, se posicionar no mercado como consultor é uma opção viável para aqueles que dominam determinadas áreas. Consultoria empresarial e coaching são uma tendência em tempos em que a busca por especialistas não para de crescer.

3. Beleza e estética

Cosméticos naturais e perfumes personalizados estão entre as tendências percebidas nesse setor no início de 2020. Os consumidores têm buscado um grau maior de personalização em seus produtos e esse aumento de demanda tem tornado acessível e viável ofertar uma gama maior de produtos com características variadas e mais propensos a agradar um maior número de pessoas.

4. Alimentação saudável

Já faz alguns anos que a busca por alimentação saudável vem aquecendo esse mercado e em 2020 não será diferente. É cada vez maior o número de pessoas que se declara vegetariana ou vegana e esse público ainda carece de opções de alimentação. Alimentos feitos à base de plantas, os mais variados possíveis, estão em alta e ainda há muitas oportunidades a serem exploradas nesse mercado.

5. Marketing digital

Uma das maneiras mais eficientes de as empresas se comunicarem com os consumidores é via internet. Redes sociais, mensageiros, influenciadores e youtuber são a principal tendência quando se trata de marketing de baixo custo e com eficiência. Se você tem conhecimento nessa área, então saiba que há muitas oportunidades no mercado para colocar empresas em evidência. Faça a diferença para elas.

6. Brechós

A sustentabilidade é uma tendência em 2020. Tudo aquilo que puder ser feito para reduzir desperdícios e minimizar os impactos no meio ambiente é bem-vindo. Nesse contexto, tem crescido a demanda por brechós, locais que oferecem roupas e joias seminovas com preços mais acessíveis. Que tal investir nesse segmento?

7. Coworking

O trabalho remoto é uma forte tendência em empresas de diversos segmentos. Dessa forma, apostar em coworkings especialmente nas grandes cidades é uma alternativa que pode render ótimos frutos.

Assim como as lan houses foram sucesso nos anos 90 e 2000, espere uma proliferação de coworking nesta década como consequência da mudança das relações de trabalho entre empresas e funcionários.

8. Clubes de assinatura

Você tem algum produto de compra recorrente ou consegue agrupar novidades de um segmento que possam ser enviadas todos os meses para a residência do consumidor?

Os clubes de assinatura cresceram nos últimos dois anos e espera-se um salto ainda maior para os próximos. As alternativas vão desde alimentação até livros, revistas, cervejas artesanais e produtos de higiene pessoal.

O grande diferencial aqui é a curadoria, ou seja, a capacidade de escolher o que mais interessa ao público-alvo.

9. Franquias

Entra ano e sai ano e as franquias continuam sendo ótimas alternativas para empreendedores iniciantes.

Além de fornecerem um projeto estruturado – item que sempre suscita muitas dúvidas em quem está começando –, elas têm valor de investimento acessível e muitas vezes já têm uma clientela consolidada. Conheça algumas franquias para investir em 2020.

…..

As dicas acima são um ótimo caminho para você começar a empreender. Tendências, como o próprio nome indica, vêm e vão. Seja rápido para identificá-las e aproveite para investir nos segmentos de mercado que têm maiores oportunidades de crescimento nos próximos anos.

LEIA MAIS:

Emissão-de-Nota-Fiscal-Eletrônica

Fonte(s): Inovação Sebrae Minas, Azulis e Revista PEGN

Compartilhe: