O valor da gestão empresarial para empresas em desenvolvimento

Boas práticas no seu negócio podem alavancar a sua companhia mais rapidamente, garantindo um desenvolvimento mais eficiente.

Se você trabalha em um espaço de tecnologia empresarial, é possível que já tenha se deparado com o acrônimo ERP e ouvido que esta tecnologia é uma das responsáveis pelo valor da gestão empresarial tanto em pequenas quanto em grandes empresas.

No entanto, ao procurar por informações sobre ERP, é fácil ficar confuso. Isso acontece porque cada fornecedor que diz vender soluções de ERP terá sua própria visão sobre o que esse termo significa. E, se você pesquisar mais, descobrirá que a forma que o ERP é usado pelas empresas pode variar muito, dependendo da indústria da qual ele faz parte.

ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais, mas isso não ajuda a descrever o que ele pode e deve fazer por sua empresa. Em vez disso, devemos pensar em bons exemplos de ERP como um software de gestão empresarial — permitindo que empresas grandes e médias, em desenvolvimento, administram importantes processos cotidianos, como gestão de inventário, contabilidade, recursos humanos e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

No nível mais básico, é possível dizer que o software de gestão empresarial oferece suporte para as diferentes formas em que as unidades empresariais trabalham, compartilhando informações por meio de um banco de dados compartilhado.

Como o software de gestão empresarial pode ser eficaz para sua empresa?

Isso depende das necessidades de sua empresa e da indústria da qual ela faz parte – e é por isso que a utilização das soluções de ERP pode variar tanto! No entanto, podemos detalhar algumas das principais formas que o software de gestão empresarial pode ajudar os funcionários de todas as organizações a trabalharem de forma mais eficaz para derrubar as barreiras entre as unidades empresariais.

1. O software de gestão empresarial permite que vejamos todos os dados em um único lugar

Em vez de usar diferentes softwares para conseguir as informações, a integração em um único banco de dados permite que os gerentes vejam o que está acontecendo em toda a empresa, desde a área de finanças e RH, até a área de vendas, inventário e distribuição.

2. O software de gestão empresarial pode atualizar os dados em tempo real

Para gerentes e funcionários, é muito importante ter uma visão global e em tempo real dos dados. Sem a gestão empresarial, talvez não seja possível saber quanto inventário a empresa ainda tem e de quanto precisa em determinado momento. Para muitas indústrias, como manufatura e distribuição, essas informações são cruciais.

3. O software de gestão empresarial pode ajudar a manter os clientes existentes e encontrar novos

Com uma única fonte de informação para acompanhamento do relacionamento com o cliente e faturamento, o software permite que a empresa atenda melhor aos clientes, além de automatizar determinados processos, economizando tempo que os funcionários podem gastar em atividades mais úteis.

Problemas com ERP

Outro motivo que pode causar confusão sobre os sistemas ERP está relacionado às mudanças na forma em que o software vem sendo desenvolvido durante os anos. No passado, os sistemas de ERP foram criticados por demorarem muito para serem implantados, além de serem caros e difíceis de usar.

Além disso, naturalmente as empresas têm requisitos específicos para uma solução de ERP, o que exige uma personalização adicional e, por sua vez, resulta em mais gastos. Atualmente, no entanto, temos o software de gestão empresarial, que é muito mais robusto e abrangente do que as soluções de ERP com as quais trabalhamos no passado, e oferece suporte a mais funções dentro de uma organização, que geralmente são voltadas especificamente para aquele setor.

Na última década, o software como serviço, ou computação em nuvem, facilitou a implantação do software de gestão empresarial em empresas que visam benefícios de curto e longo prazo, com preços reduzidos especialmente para empresas médias e mais recentes. No entanto, muitas empresas (principalmente as grandes organizações) ainda preferem opções físicas, devido a requisitos empresariais específicos.

Qual é a escolha ideal para sua empresa?

Evidentemente, os líderes empresariais que desejam uma solução em software de gestão empresarial para trabalhar precisam fazer as pesquisas adequadas, determinar seus requisitos com antecedência, envolvendo todos os interessados na decisão. Sobretudo, eles não devem ficar deslumbrados com as promessas e propagandas do fornecedor de ERP — pelo menos não até chegarem a um roteiro interno viável!

Não existe uma única solução ideal para uma iniciativa de software de gestão empresarial. Tudo depende dos objetivos e metas da empresa. Mas se você estiver pensando em gestão empresarial para sua empresa em desenvolvimento, veja algumas dicas básicas para começar:

1. Receba o suporte necessário

A implantação de um novo software de gestão empresarial é uma grande decisão para qualquer organização, então é importante haver suporte da diretoria. Eles não precisam saber todos os detalhes técnicos, é claro, mas devem ao menos estar cientes das questões que atrasam ou podem causar problemas durante um projeto.

2. Tenha uma lista de requisitos clara

Você precisará entender o escopo do projeto, os processos empresariais específicos que serão influenciados e os requisitos técnicos necessários. Isso significa que é muito mais fácil para os fornecedores de software de gestão empresarial adaptar as propostas às suas necessidades.

3. Pense em usabilidade, usuários móveis e segurança

Você quer que seus funcionários usem o sistema que você escolheu, então certifique-se de oferecer uma solução fácil de usar. Verifique se a mobilidade e a segurança foram consideradas — provavelmente as pessoas tentaram acessar seu novo sistema de gestão empresarial de aparelhos móveis ou de fora do escritório.

4. Avalie atentamente suas opções

Escolha um software de gestão empresarial que funcione para sua empresa, ao invés de tomar qualquer decisão com base em grandes promessas e uma campanha de vendas incrível. Você precisa usar a pesquisa e as informações dos interessados para escolher um sistema que seja aceito e utilizado por seus funcionários.

5. Entenda o que você quer personalizar e por quê

Fornecedores de confiança geralmente oferecem softwares de gestão empresarial personalizáveis ou preparados para as demandas de diferentes setores. Os objetivos empresariais e demandas do varejo, por exemplo, podem ser muito diferentes dos de uma agência de publicidade.

A solução de gestão empresarial deve ajudar o setor específico da sua empresa

Softwares de gestão empresarial estão sendo cada vez mais adotados pelas pequenas e médias empresas. Se o software for baseado em nuvem, como o Sage Enterprise Management, será econômico e fácil de implantar, o que significa que as empresas não precisarão de orçamentos elevados para implantarem tecnologias empresariais.

O futuro real do software de gestão empresarial não está ligado às tecnologias da moda, mas às aplicações que podem ajudar imediatamente sua empresa a fazer a diferença. Escolha uma opção flexível, fácil de usar, que possa ser atualizada regularmente e que se adapte às demandas de sua indústria.

LEIA MAIS:

Comentários