7 vantagens de usar meios de pagamento eletrônico no seu negócio

Saiba quais são as razões pelas quais você deve procurar hoje mesmo adotar formas de pagamento eletrônico para alavancar os negócios da sua empresa.

Grande parte dos consumidores hoje em dia utilizam os pagamentos digitais como uma das formas mais recorrentes em suas transações. Por essa razão, além das vantagens de usar um meios de pagamento eletrônico, essa modalidade está se tornando cada vez mais necessária.

Se você ainda não está convencido que é um bom negócio para o seu estabelecimento adotar essa forma de recebimento, listamos abaixo pelo menos sete razões que comprovam a importância que os pagamentos eletrônicos têm hoje em dia na vida das empresas. Em outras palavras, motivos não faltam para que você faça parte dessa realidade:

1. Possibilidade de atender um número maior de clientes

Como já mencionamos no início, muitos consumidores hoje em dia utilizam de forma predominante os meios eletrônicos de pagamento para fazer as suas transações. Isso inclui especialmente os cartões de débito e crédito. Se a sua empresa não está preparada para atendê-los, certamente está deixando de comercializar para uma parcela de clientes que não para de crescer.

Você não pode andar na contramão no mundo dos negócios. Se levarmos em consideração que a maioria das empresas está adotando essa forma de pagamento, então temos ainda o agravante de que a sua companhia está perdendo muito em relação aos concorrentes. Portanto, aceitar pagamentos eletrônicos hoje virou uma necessidade.

2. Diminui o tempo e o custo para lidar com o dinheiro

Quando você não trabalha com pagamentos eletrônicos, acaba assumindo o ônus de um trabalho extra a ser feito. Contar as notas, fazer a conferência do caixa e depositar esse dinheiro no banco. Além de ser um processo bem mais trabalhoso, temos que levar ainda em consideração o tempo que é dispendido nessas atividades.

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Então, se você ainda não entrou no mundo dos pagamentos digitais, é bem provável que você esteja perdendo tempo (e dinheiro) com tarefas poderiam estar completamente automatizadas. Você não vai deixar de aceitar pagamentos em espécie ou em cheque, mas verá que o volume de transações nessas modalidades pode diminuir bastante.

3. Automatiza a contabilidade da sua empresa

Não é apenas o processo de lidar com o dinheiro que pode ser trabalhoso. Muitas vezes, o simples fato de ter que contabilizar esses valores faz com que a sua contabilidade seja mais lenta, pois há mais trabalho a ser feito. O mesmo não ocorre quando o pagamento é feito de forma eletrônica, pois ele vai direto para uma conta bancária.

Em termos contábeis, existem hoje diversos softwares que permitem integrar esses registros de forma que seu trabalho acaba no exato momento do recebimento. Depois, basta acessar os relatórios e cruzar as informações desejadas para obter os resultados que você precisa. Em alguns casos, pode ser possível até mesmo reduzir o número de funcionários dedicados a essa tarefa.

4. Reduz fraudes e aumenta a segurança

Dinheiro em espécie é sempre um problema para as empresas. O primeiro ponto de alerta é no fechamento do caixa. É frequente que colaboradores mal-intencionados tentem desviar valores do caixa antes mesmo do fechamento. A estratégia, em alguns casos, pode até funcionar. Embora existam muitos meios para se precaver disso, não deixa de ser um risco.

Já o segundo ponto a ser ressaltado é a questão da segurança. Lugares em que há uma maior circulação de dinheiro em espécie costumam ser mais visados por bandidos. Assim, se estivermos falando de uma loja, por exemplo, quanto menos dinheiro em espécie ou cheques você tiver no caixa, menores serão os seus prejuízos em caso da assalto.

5. Reduz o tempo de atendimento e oferece comodidade aos clientes

Outra vantagem que os sistemas de pagamento eletrônicos são capazes de trazer para o seu negócio é o aumento da capacidade de atendimento. Isso porque os pagamentos digitais costumam demandar menos tempo durante a transação, fazendo com que os seus colaboradores possam ser mais produtivos no que diz respeito ao atendimento.

Além de ser bom para a sua empresa, que passa a atender mais pessoas em menos tempo, também é um ótimo benefício para os seus clientes, pois eles passam menos tempo na fila aguardando para concluir a transação no caixa. Sem sombra de dúvidas, locais com grande fluxo de clientes têm muito a ganhar com essa medida.

6. Possibilidade de criar mais canais de venda

A adoção de meios eletrônicos de pagamento fez com que muitas lojas físicas vissem a possibilidade de começar a vender também pela internet. Mesmo estabelecimentos menores podem se valer de uma simples maquininha de cartões para fazer vendas e entregas nas redondezas do estabelecimento, oferecendo uma comodidade extra para os clientes.

Outra possibilidade é a de integrar os pagamentos com sistemas online, iniciando um canal de vendas pela internet. Muitas vezes, esse tipo de comércio pode até ser mais lucrativo, pois envolve uma mão de obra menor e requer uma infraestrutura mais enxuta. E o melhor de tudo: você passa a poder vender para todo o Brasil e, em alguns casos, até mesmo para o exterior.

7. Mais tempo para pensar no desenvolvimento do seu negócio

A menos que a sua empresa seja de contabilidade, os cálculos não devem demandar mais tempo do que o necessário em sua empresa. Obviamente, falamos de um aspecto fundamental para qualquer companhia, mas de forma alguma você deve deixar de pensar no seu negócio apenas para ficar cuidando das contas.

Quando você usa formas digitais de pagamento e automatiza uma série de funções, sobra mais tempo para pensar naquilo que realmente importa: o seu próprio negócio. Por isso, não pense duas vezes e procure hoje mesmo alternativas para que os pagamentos por meios digitais passem a fazer parte do dia a dia da sua companhia.

***

Você sabia que os usuários do SAGE NFe podem emitir notas fiscais eletrônicas com cobrança digital com apenas um botão aos seus clientes? É prático, rápido e muito em conta. Experimente!

LEIA MAIS:

Banner_Blog_Sage-One_sem-limite

Comentários
Compartilhe: